sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Pontos estratégicos de Salvador terão mais 215 câmeras de vídeo

 NOTÍCIAS - Segurança
Foto: Carla Ornelas/ Secom



Câmeras de vigilância para segurança de pontos estratégicos de SalvadorO sistema de videomonitoramento de Salvador vai ampliar a vigilância, facilitando o trabalho dos policiais e garantindo mais segurança para a população. Ao todo, serão instaladas mais 215 câmeras em pontos estratégicos da capital baiana.

A licitação para aquisição e instalação dos equipamentos aconteceu nesta quinta-feira (11) e a empresa vencedora terá 90 dias para concluir o serviço, a partir da publicação do resultado da concorrência no Diário Oficial do Estado. A estimativa é que o investimento do Governo do Estado com a compra de câmeras e instalação das centrais de videomonitoramento gire em torno de R$ 15 milhões.

As câmeras digitais do tipo speed-dome já são utilizadas nas bases comunitárias de segurança do Calabar, Fazenda Coutos e Nordeste de Amaralina. Com a aquisição de novos equipamentos, o monitoramento passará a ser feito também na Ladeira da Barra, Avenida Oceânica, na altura da Praia da Paciência no Rio Vermelho, e na Rua Artur Napoleão Carneiro Rêgo, em Amaralina.

Centro Histórico

Atualmente, 135 câmeras já funcionam na capital. As imagens são transmitidas em tempo real para centrais instaladas nas próprias bases, em companhias independentes da Polícia Militar e na Superintendência de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP).

Policiais treinados vão operar o sistema com capacidade para armazenar o material gravado por até três semanas. As câmeras também giram 360 graus e podem aproximar em 35 vezes as imagens captadas.

O diretor de Tecnologia da Informação da Superintendência de Gestão Tecnológica da SSP, Jorge de Castro, explica como a tecnologia permite uma maior rapidez na prevenção e combate a crimes. “Como as imagens chegam em tempo real na CIPM e na base comunitária, permite também uma atividade policial em tempo real com os dados que estão sendo obtidos através das câmeras”.

Outras câmeras serão instaladas nos bairros do Comércio, Narandiba, Caminho das Árvores, Costa Azul, Federação, além do Centro Administrativo da Bahia. No Pelourinho, novas unidades vão reforçar o sistema, aumentando a área de cobertura no Centro Histórico.

“Hoje são 12 câmeras entre a Praça Municipal e o Carmo, que é todo monitorado. Se nós tivermos a instalação de mais câmeras aqui, com certeza vai melhorar muito a segurança no centro como um todo”, avalia o subcomandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, major Antônio Arnaldo.

A estimativa é que o investimento do Governo do Estado com a compra de câmeras e instalação das centrais de videomonitoramento gire em torno de R$ 15 milhões.

AGECOM

Nenhum comentário: