Orla
O projeto abrange 12 km de praias e requalifica a orla desde o Jardim de Alah até Itapoan. O obietivo é criar novos equipamentos de uso público, padronizar as barracas de praia, oferecer novos serviços aos banhistas e ainda organizar a circulação de transporte, melhorando o trânsito. Em alguns trechos, a pista vai ser ampliada .
JARDIM DE ALAH - Através de via elevada, soluciona o acesso ao Costa Azul e prevê o alargamento e a implantação de um binário na Avenida Otavio Mangabeira. E também a criação de calçadão e deck, ao longo de todo coqueiral, com pérgolas para massagem, aparelhos para atividades físicas e barracas de praia.
AEROCLUBE - Através de via elevada, reordena o acesso ao Centro de Convenções e cercanias. Na quadra do Aeroclube, está prevista a revitalização do shopping e de toda área com a criação de um centro de música, aquário municipal em formato piramidal, casa de espetáculos e arena para shows. Todo conjunto desenvolve-se a partir de um lago e de ramblas. Nas áreas circundantes, prevê-se a renovação urbana com ocupação residencial e hoteleira.
BOCA DO RIO - Com a retirada do Clube Bahia, será instalado um núcleo de esportes radicais integrado a diversas quadras poliesportivas com infraestrutura de apoio. Será criado ainda uma torre com restaurante panorâmico e píer.
PARQUE DE PITUAÇU - A ideia é interligar o parque à praia, resgatando a continuidade da sua cobertura vegetal, construindo-se um semimergulhão na Avenida Otavio Mangabeira. Serão implantados centro de visitantes, núcleo de referência ambiental, diversos viveiros, além de um borboletário, criando uma amostra viva da biodiversidade local. Estão previstos ainda 2 sistemas de teleféricos que funcionarão sob forma de concessão. Um deles, com 1,5 km, será paralelo à costa. O segundo, com ccrca de 2,5 km, interligará a orla ao futuro Centro Olímpico a ser implantado junto ao estádio Roberto Santos.
RIO JAGUARIBE - A intervenção neste trecho será a supressão da via de automóveis da margem esquerda do rio, criando um parque linear.
PRAIA DE PIATÃ - Na ponta do antigo Casquinha de Siri, será criado um centro gastronômico. O coqueiral e as dunas serão preservados e diversos decks com barracas de praia serão implantados.
PRAIA DE PLACAFORD - A partir deste trecho, a Avenida Otávio Mangabeira passará a contar com 3 faixas de rolamento em cada perna do binário, cujo centro está prevista uma área para renovação urbana.
Para a população, o projeto representa a garantia de uma cidade mais humana e confortável, dotada de infraestrutura adequada e em condições de suportar o acelerado crescimento que vem se verificando nos últimos anos. "É preciso começar um processo de revitalização na cidade, criar um movimento em uma cidade com tantos problemas e com demandas cada vez mais urgentes da sua população. Vamos movimentar o comércio, o turismo, gerar empregos e renda, atrair novos investimentos, movimentar a economia e, certamente, todos vão se beneficiar com isso. principalmente a população", avaliou João Henrique, durante a apresentação
Participaram da elaboração dos projetos os arquitetos Sidney Quintela, João Filgneiras Lima (Lele), as entidades Fundação Bahia Viva e lnstituto Viver C'idades e as empresas TTC _ Engenharia de Tráfego e Transportes, ABFl - Empreendimentos e Participações Ltda., e Empreendimento Costa Espanha
Como entendo que Salvador tem que ser discutida com rapidez e eficiência e em se tratando de uma metrópole com vocação turisticas pelas suas belezas naturais, sua historia e passado, há uma obrigação de politicos atenados para o crescimento da Cidade e de seus problemas fartamente noticiados e conhecidos se unirem e em nome do povo colocar essas ideias e/ou projetos semelhantes em estudos de viabilidade econômica e tocar o barco para frente... ainda mais agora que teremos em futuro próximos eventos de repercursão mundial como a Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpiadas em 2016 esse último acontecimento no Rio de Janeiro, mas com ampla possibilidade de haver também competições em nossa capital.
O item Aeroclube tem a sua solução cobrada diariamente pela rádio Sociedade e eu não entendo como um assunto que envolve o interesse de uma população inteira da 3ª capital do país, fique na dependência de uma decisão por tanto tempo, em torno de quatro anos.
É preciso unir força e acabar com o tratamento desigual, pois somos também Brasil e ainda por cima o berço do nascimento da nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário