Uma equipe técnica do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) deverá fazer uma vistoria em Abril e maio de 2011,na jazida no município de Barreiras (Ba) situada a 858 km de Salvador para comprovar ou não a existência de Tálio associado ao manganês e cobalto.
É metal super valorizado e apenas a China e o Cazaquistão exploram mina desse mineral.
A reserva anunciada pela Itaoeste Serviços e participações Ltda, é estimada em 60 milhões de gramas e poderá atender ao consumo mundial( 10 toneladas/ano) por dez anos.
O Tálio tem grande potencial para a utilização para a produção dentre elas de caldeiras industriais, peças para motores de automóveis, chips para computador, para condutor de energia como supercondutores com o mínimo de perdas, pode ser aplicado na produção de equipamentos para detecção de raio gama e infravermelho; é usado também em exames dos músculos cardíacos( melhor produto para contrastes em exames radiológicos por imagem), inseticidas e outras.
É um metal altamente tóxico e precisa de cuidados específicos para evitar contaminação inclusive de rios que banham Barreiras( principalmente rio Grande e de Ondas) e que impossibilite que atinja o lençol freático da região.
A empresa Itaoeste Serviços e participações Ltda, teve licença para realizar esta e outras 23 pesquisas minerais na Bahia desde 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário