terça-feira, 8 de março de 2011

A Bahia de hoje, do amanhã e daí em diante...


Ilhéus e os caminhos que levam ao Oeste e daí para todo o país e por isso vou dividir em dois eixos:
Capitulo I - a e b :Duplicação da BR-415; Ponte de Ilhéus ao Pontal; Capitulo II - a e b : ZPE e Complexo Intermodal.
Capitulo II - b) Complexo Intermodal
b.02- Ferrovia Oeste/Leste


Ferrovia Oeste/Leste: -

Antes de falar no hoje é extremamente necessário e justo uma volta ao Século passado com o Sonho de Vasco Neto.
Ele idealizou em 1950 ( há mais de 60 anos), através de um estudo que mostrava ser viável unir os oceanos Atlântico e Pacifico, por meio de uma Ferrovia. E nesse projeto o Porto do Atlântico seria na Bahia, estado com a maior costa brasileira, em Campinho ( um dos sítios analisados pela CEPRAM) na Baía de Marau, que daí seguiria até onde é hoje o município de Luís Eduardo Magalhães e continuaria rasgando caminhos, passando por onde é hoje Tocantins, Mato Grosso, a fronteira com a Bolívia e chegava no Peru.
Seria o desbravar do Oeste e Centro Oeste brasileiros com uma Ferrovia de amplitude internacional.
Dou um salto no tempo...
Ferrovia Oeste/Leste do planejamento de agora, caracteristicas técnicas e os travamentos de opositores.
O projeto era a Ferrovia saindo de Ilhéus, chegando a Figueirópoles em Tocantins, conectando com a Norte / Sul. A Oeste/Leste com seus 1.116 km de extensão na Bahia e passando por terras de 32 municípios, dentre os quais destaco no momento os seguintes: Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Caetité, Jequié, Ipiaú, Itabuna, Uruçuca e Itacaré ( em outra matéria comentarei sobre todos os municípios e suas riquezas),é obra definida como prioritária pelo então presidente Lula com recursos do PAC e tem determinado os seguintes trechos para a sua construção:
De Ilhéus a Caetité 530 km;
De Caetité a Barreiras e São Desidério 413km;
De Barreiras/São Desidério (Ba) a Figueirópoles (TO) 547 km.

Caracteristicas Técnicas:
Velocidade comercial: poderá alcançar 80km/h
Comboios: poderá contar com 100 vagões com capacidade em um só trem de 8.000 toneladas.

Tentativas de nossa exclusão do plano nacional e os cuidados que devem ser tomados:
A politica de desenvolvimento da Bahia e sua participação nacional não foi absorvida e aceita pelo Sudeste e Sul e apesar do empenho, de planos, discussões, os interesses contrários ao progresso da Bahia, com falsos ambientalistas servindo de escudos as classes milionárias de outras regiões e que defendem tudo para eles tem criado obstáculos e dificuldades que necessita de uma vigilância de toda a Bahia, independente de que cor partidária você seja.
E tanto isso é verdade que precisou o Senado manter no projeto do governo federal a ligação Leste/Oeste na altura de Ilhéus, mas introduziu-se mais uma ligação do tipo radial partindo do norte do Rio de Janeiro.
Muito pior foi na Câmara dos Deputados onde a ligação com a Bahia havia desaparecido... e consequentemente zás com o Porto Sul ( para que um novo Porto sem a Ferrovia?). A alternativa adotada no atual traçado interrompe a Ferrovia que saída da Bahia quando ela alcança a Norte/Sul em Figueirópoles(TO), não chegando mais ao Peru e consequentemente ao Oceano Pacifico.
Quando tal fato sucedeu na Câmara os escudos dos interesses de outras regiões vibraram e esses negociadores ambientalistas de araque se julgaram vitoriosos.
É bom que se afirme que há estudos criteriosos da Demanda da Ferrovia Oeste/Leste e vou adiante fornecer por ora as estimativas previstas para a Ferrovia Oeste/Leste se cumprido o cronograma de obras.
Movimento em 2012 e 2018( Milhões em toneladas):
Soja : 1.979 - 3.500
Farelo: 682 - 896
Milho: 471 - 900
Álcool: 132 - 913
Açúcar: 0 - 371
Algodão: 72 - 81
Minério de Ferro: 22.500 - 45.000
Demais produtos: 277 - 532

O Minério de Ferro (Caetité) tem uma reserva de 470,5 milhões de toneladas, com produção estimada por ano de 8 milhões e é considerada como a terceira maior mina de minério de Ferro do país.

Segundo dados oficiais da Valec
Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Esquema de implantação da EF 334 – Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste está dividida em três trechos e terá sua implantação em duas etapas:


1ª Etapa:
• Ilhéus/Caetité (BA) - São 537 km, cuja construção deverá ser concluída em Julho de 2012.
• Caetité/Barreiras/São Desidério (BA) - São 485 km, cuja construção deverá ser concluída em Julho de 2013.
2ª Etapa
• Barreiras/São Desidério (BA)/Figueirópolis (TO) - São 505 km, cujo prazo de conclusão ainda está em estudo.


Com uma extensão total de 1.527 km a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, quando concluída, irá interligar o futuro porto de Ilhéus com a Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, no Tocantins.
Os investimentos para a construção da ferrovia serão da ordem de R$ 7,25 bilhões .


Evolução do projeto:
Fevereiro/2010 – Finalização pela VALEC do Projeto Básico de Engenharia
22 de Março/2010 – Concessão pelo IBAMA da Licença Prévia, que permitiu à Valec fazer o lançamento dos editais de licitação para a construção da ferrovia.
23 de Agosto/2010 – realização da Concorrência para escolha das construtoras.
30 de Novembro/2010 - Concessão pelo IBAMA da LI – Licença de Instalação.
10 de Dezembro/2010 – Assinatura das Ordens de Serviço para o início das obras.


Início previsto para a montagem dos canteiros de obra nos lotes de 1 a 4: 18 de Dezembro de 2010.


Os primeiros 4 lotes da FIOL ( trecho Ilhéus-Caetité - BA), já com licenciamento ambiental, que entrarão em obras já no início de 2011:


Nº Lote Extensão - km       Custo de Construção - R$            Construtora
01                        124,99       574,5 milhões         Consórcio SPA/DELTA/VONVAP
02                        117,90       650,4 milhões         Consórcio Galvão/OAS
03                        115,36       403,2 milhões         Consórcio TORC/IVAI/CAVAN
04                        178,28       739,8 milhões         Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/SERVENG






Foto ilustrada : Google








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