Ilhéus e os caminhos que levam ao Oeste e daí para todo o país e por isso vou dividir em dois eixos:
Capitulo I - a e b :Duplicação da BR-415; Ponte de Ilhéus ao Pontal; Capitulo II - a e b : ZPE e Complexo Intermodal.
Capitulo II - b) Complexo Intermodal
b.01- Aeroporto Internacional
Entendo que não há interesse em comentar com detalhes a redução em 110 m da pista do Aeroporto Jorge Amado, a proibição dos voos noturnos por meios de instrumentos e proibição de seu uso mesmo durante o dia quando houver fortes chuvas e neblina; também não interessa recordar os obstáculos apontados (65) como postes e propriedades privadas, inclusive reduzindo um pavimento de determinado Hotel, não adianta verificar o histórico de movimentação de passageiros, aeronaves e cargas quando em 2002 era consideravelmente maior de que em 2010 e deste ano, o que vale a pena é brigar no bom sentido pela realização desse investimento e que de fato ele saia do papel e por isso vou relatar de forma rápida algumas noticias e ações sobre o Novo Aeroporto de Ilhéus.
Em Agosto de 2007 o Estado anunciou novo Aeroporto em Ilhéus, com investimento inicial previsto em R$155 milhões numa área às margens da estrada Ilhéus a Itacaré, já aprovado pela ANAC e em processo de levantamento da área para a desapropriação;
Em Novembro do mesmo ano a noticia de que Sérgio Gaudenzi, presidente da Infraero assinou em 29/10 termo de cooperação entre o governo da Bahia e a Infraero para a construção do novo Aeroporto de Ilhéus, com R$5 milhões destinados ao projeto executivo e R$150 milhões como investimentos nas obras:
Em 25/02/2011 a Infraero iniciou os trabalhos de estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e da elaboração do Plano Diretor para o novo Aeroporto de Ilhéus (BA), que será construído e administrado pela estatal. Os trabalhos tiveram início no começo do mês. A Infraero investirá R$ 1,96 milhão na elaboração do EIA-Rima e R$ 258 mil no Plano Diretor.Resumo de Informações da SEPLAN informa sobre o Aeroporto de Ilhéus e adiante os principais esclarecimentos:
Qual o custo estimado das ações?
Até o momento as ações de incorporação, planejamento e projeto somam R$ 19,5 milhões. Estima-se que o custo das obras do novo aeroporto de Ilhéus seja de R$ 300 milhões.
Quais as atividades em curso?
A Infraero já publicou o edital de licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e do Plano Diretor do aeroporto. Até o final de Agosto de 2010 as propostas serão entregues. Também está em curso os ajustes para desapropriação do sítio aeroportuário.
Qual o cronograma previsto para o empreendimento?
a) Estima-se a obtenção da Licença Ambiental Prévia e aprovação do Plano Diretor do aeroporto até Setembro de 2011.
b) A elaboração dos projetos básicos e executivos da 1ª fase de construção do aeroporto estão previstos entre Janeiro e Agosto de 2012.
c) As obras devem ter início em Janeiro de 2013.
Quais as características básicas do novo aeroporto?
Elas serão definidas no Plano Diretor do aeroporto, mas está previsto que a pista de pouso e decolagem poderá chegar a 3.000m x 45m, no futuro, dependendo das demandas. Num primeiro momento, a pista deverá ter 2.000m; a pista do atual aeroporto tem 1.577m.
O sítio aeroportuário escolhido pelo Instituto de Aviação Civil (IAC), ligado ao Departamento-Geral de Aviação Civil (DAC) do Comando da Aeronáutica tem cerca de 8.500.000m², sendo que o atual aeroporto tem apenas 739.000m².
Pensar grande diz: em 2010 no Centro de Convenções de Ilhéus em ato público sobre o Complexo Intermodal, a representante da Infraero informou que embora a disponibilidade de área do sitio aeroportuário possibilitará no futuro a existência de duas pistas de 3.000 metros cada uma, no primeiro momento seria construida uma pista com cerca de 2000 metros e na medida da necessidade ocorreria a ampliação dessa pista e no futuro a obra se completaria.
A obra será construida no km 11 da Ba-001 - rodovia Ilhéus a Itacaré, considerada de classe internacional para passageiros e cargas e fazendo a integração com o Porto Sul e a Ferrovia Oeste/Leste.
Como se observa de uma previsão inicial de R$155 milhões já se comenta que seu custo gira em torno de R$300 milhões.
O importante é que saia de fato do papel, pois o gargalo impeditivo do desenvolvimento passa pela carência estrutural de Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos, Comunicação, Energia, Educação, Saúde e com a disponibilidade de todos esses eixos o progresso não será apenas uma razão para comentários, será um fato inquestionável.
Fotos: Seplan e Google.
Até o momento as ações de incorporação, planejamento e projeto somam R$ 19,5 milhões. Estima-se que o custo das obras do novo aeroporto de Ilhéus seja de R$ 300 milhões.
Quais as atividades em curso?
A Infraero já publicou o edital de licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e do Plano Diretor do aeroporto. Até o final de Agosto de 2010 as propostas serão entregues. Também está em curso os ajustes para desapropriação do sítio aeroportuário.
Qual o cronograma previsto para o empreendimento?
a) Estima-se a obtenção da Licença Ambiental Prévia e aprovação do Plano Diretor do aeroporto até Setembro de 2011.
b) A elaboração dos projetos básicos e executivos da 1ª fase de construção do aeroporto estão previstos entre Janeiro e Agosto de 2012.
c) As obras devem ter início em Janeiro de 2013.
Quais as características básicas do novo aeroporto?
Elas serão definidas no Plano Diretor do aeroporto, mas está previsto que a pista de pouso e decolagem poderá chegar a 3.000m x 45m, no futuro, dependendo das demandas. Num primeiro momento, a pista deverá ter 2.000m; a pista do atual aeroporto tem 1.577m.
O sítio aeroportuário escolhido pelo Instituto de Aviação Civil (IAC), ligado ao Departamento-Geral de Aviação Civil (DAC) do Comando da Aeronáutica tem cerca de 8.500.000m², sendo que o atual aeroporto tem apenas 739.000m².
Pensar grande diz: em 2010 no Centro de Convenções de Ilhéus em ato público sobre o Complexo Intermodal, a representante da Infraero informou que embora a disponibilidade de área do sitio aeroportuário possibilitará no futuro a existência de duas pistas de 3.000 metros cada uma, no primeiro momento seria construida uma pista com cerca de 2000 metros e na medida da necessidade ocorreria a ampliação dessa pista e no futuro a obra se completaria.
A obra será construida no km 11 da Ba-001 - rodovia Ilhéus a Itacaré, considerada de classe internacional para passageiros e cargas e fazendo a integração com o Porto Sul e a Ferrovia Oeste/Leste.
Como se observa de uma previsão inicial de R$155 milhões já se comenta que seu custo gira em torno de R$300 milhões.
O importante é que saia de fato do papel, pois o gargalo impeditivo do desenvolvimento passa pela carência estrutural de Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos, Comunicação, Energia, Educação, Saúde e com a disponibilidade de todos esses eixos o progresso não será apenas uma razão para comentários, será um fato inquestionável.
Fotos: Seplan e Google.
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