A China em três anos construiu uma Ponte de 31 kms de extenção, com doze faixas de rolamento, ligando o continente ao novo complexo portuário Yangshan, instalado num conjunto de ilhas e o objetivo foi desafogar o movimento do Porto de Xangai.
Enquanto isso no Brasil a Ferrovia Norte/SUL que ligará com seus 3.100 kms de Belém (PA) até Panorama (SP) foi iniciada no governo de Sarney e até agora tem prontos 587 km e os outros trechos em construção conforme informações da VALEC.
Qual o diferencial? Lá não há impedimentos e a coisa anda; aqui Ministérios Públicos,TCU,Ambientalistas, ONGS travadoras do desenvolvimento, opositores do progresso, interesses de difices explicações, acusações de desvios de recursos, enfim uma blá-blá-blá que não acaba mais.
Aqui é mais fácil acabar de que construir. Quer um exemplo:
Em 1957 o governo Federal criou a RFFSA ( Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) uma estatal mista que reuniu 18 Ferrovias de quatro regiões brasileira com o objetivo de transportar cargas e também passageiros.
Em 1992 foi incluida pelo Governo Federal no Plano Nacional de Desestatização (PND) e atualmente está extinta.
Quais os responsáveis?
Cabe a você pesquisar, pois aqui não estou tratando do assunto como de interesse politico, só estou tentando mostrar como as coisas são conduzidas.
Tem muita obra que precisa sair do papel.
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