quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pontes do Brasil

Em cima Ponte Hercilio Luz e abaixo Ponte FHC em Palmas a Paraiso do Tocantins.


Para principio de conversa : Ponte é a construção destinada a ligar margens opostas duma superfície qualquer, principalmente liquida e que funciona como um redutor de distâncias e um fator economizador de tempo e dinheiro em razão da melhor mobilidade.
Tenho postado comentários pedindo a Ponte de Ilhéus ao Pontal, as Pontes que ajudarão a ligação de Canavieiras a Belmonte e principalmente a Ponte de Salvador a Itaparica, integrante do Sistema Viário do Oeste.
Mas, meu comentário é sobre Pontes do Brasil e vou relacionar as mais extensas e as que a maioria dos leitores já ouviram falar.
A maior de todas as Pontes do Brasil que teve sua conclusão em 1974, tem o nome de Presidente Costa e Silva e sua extensão entre os acessos e a parte nágua chega a 13.332 m, com vão de 300m e é conhecida com Rio-Niterói.
A segunda em extensão considerando a parte fora das águas do Rio Tocantins é a Ponte Fernando Henrique Cardoso com 8.564 m, vão de 235m, na Rodovia TO-080 em Tocantins, fazendo a ligação entre as cidades de Palmas(capital) e Paraíso do Tocantins, ela atravessa o Lago UEH lageado e foi concluida em 2002. Sua parte dentro dágua é de 1 km e o restante é trecho aterrado.

Vou daqui para adiante apenas relacionar as Pontes considerando seu tamanho:
Ponte Rodoferroviária com 3.700 m vão de 100m concluída em 1998;
Ponte Ayrton Senna com 3.607 m, vão de 52m, concluída em 1997;
Terceira Ponte com 3.300m, vão de 260m,concluída em 1989;
Mauricio Joppert, com 2.550 m, vão de 112m e concluída em 1964;
Ponte Mista de Marabá com 2.340 metros, concluída em 1984;
Ponte Novo oriente, com 2.200 m, vão de 50 m, concluída em 1990;
Ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros com 1.800 metros, vão de 200 m, concluída em 2006;
Ponte Newton Navarro, com 1.780 m, vão de 103,45m concluída em 2007;
Ponte Represa Billings 2, com 1.756 m,vão de 92m,concluída em 2010;
Ponte Octávio Frias de Oliveira, com 1.600 m, vão de 40m concluída em 2008;
Ponte Linha Vermelha, com 1.556 metros e vão de 90m;
Ponte Internacional Uruguaiana - Paso de los libres ( Brasil/Argentina)com 1.419 metros, vão de 43m concluída em 1964;

E tem outras Pontes variando de 1.252 metros a 1014, como a Pedro Ivo Campos, Francisco de Sá, Juscelino Kubitscheck, 1ª Ponte da Rodovia dos Imigrantes, a Esmeraldo do Torquato e menores como a Hercilio Luz em Santa Catarina , a maior ponte pensil do Brasil, em Santa Catarina com 819metros de extensão.
Dou acima como ilustração as fotos (google) das Pontes FHC e Hercilio Luz.
Em Novembro teremos o resultado do edital para os projetos , demais estudos,inclusive o financeiro da Ponte de Salvador a Itaparica. E como perguntar não ofende: O que impediria que na parceria publico privada, não houvesse a exemplo do que poderá acontecer com o Trem-Bala, investimentos de fundos de pensão de funcionários de estatais como Petros (Petrobrás), Funcef (Caixa) e Previ (Banco do Brasil) e/ou de investidores estrangeiros?










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