domingo, 22 de agosto de 2010

Infraestrutura para Mobilidade urbana




Fotos:Estruturas elevadas a margem da BR-324



Comparar é preciso... e certamente os esclarecimentos cabiveis também são.


Todos estão ciente que as obras da Via Expressa Baia de Todos os Santos é a maior intervenção urbana dos últimos trinta anos em Salvador e essa obra possuirá pouco mais de 4km de extensão,com ciclovia com 3 metros de largura, passeios com área de 35,5 mil metros quadrados, três túneis, 14 viadutos, quatro passarelas interligando diversos bairros, dez faixas de tráfego, das quais quatro destinadas a veículos leves, duas exclusivas para ônibus e quatro para veiculos pesados e os recursos destinados de R$380 milhões teria a participação do PAC na ordem de R$340 milhões e os R$40 milhões por conta do Estado.

A seguir texto publicado no Jornal da Midia .

Infra-Estrutura
Via Expressa Baía de Todos os Santos mais perto da concretização
Quinta-feira, 27/11/2008 - 19:15
Salvador - A Via Expressa Baía de Todos os Santos, obra do PAC, orçada em R$ 380 milhões, está mais próxima da concretização.

Hoje, a Comissão de Licitação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) concluiu a segunda etapa do processo licitatório, com a abertura das propostas de preços.
Participaram desta fase 11 proponentes.
O resultado final, com a divulgação da vencedora no Diário Oficial do Estado, se dará após análises da composição dos preços contidos nas propostas.
Os valores totais apresentados foram os seguintes:
Construtora OAS Ltda - R$ 204.456.532,18
• Consórcio Equipav S/A- NM-Convap - R$ 208.883.000,80
• Consórcio EIT- EMSA - A. Gaspar - R$ 226.745.545,41
• Consórcio Contern - CetencoTranenge - R$ 231.908.122,63
Construtora Andrade Gutierrez S/A - R$ 235.195.225,92
• Consórcio Terrabrás – M. Martins – Ferreira Guedes - R$ 259.349.512,38
• Construtor Norberto Odebrecht S/A - R$ 265.062.991,53
• Consórcio CR Almeida - Via - R$ 267.292.725,05
• Consórcio Serveng – S. A Paulista – Embratec - R$ 267.355.174,97
Construtora Queiroz Galvão - R$ 302.860.686,92
• Consórcio TBSobrencoSogel - R$ 307.512.089,89

A Via Expressa solucionará um grandes problemas do trânsito de Salvador retirando, do centro da cidade o tráfego de veículos pesados que se dirigem ao terminal portuário.

2º Trecho do Metrô da hoje ainda Rótula do Abacaxi a Pirajá.


Conforme o projeto inicial esse trecho teria em torno de 6 km de extensão.
Conforme o Jornal A Tarde, edição de 21/08, fl A9, a Prefeitura estima em R$600 milhões o custo do 2º trecho (Acesso Norte a Pirajá) do Metrô.
E que as obras serão licitadas e devem durar quatro anos, mas os recursos ainda não estão garantidos.
Pensargrande pede explicações, esclarecimentos e mais transparências nessas informações, pois o custo seria de R$100 milhões por quilometro da forma como foi anunciada.
Os questionamentos são os seguintes:

a) No trecho acima, ao lado da pista da BR-324 sentido Salvador a Feira, existe construções elevadas semelhantes as existente na Avenida Bonocô, serão aproveitadas ou não?
b) A obra da Via Expressa Baia de Todos os Santos que nos parece a principio com maior quantidade de obras de arte(túneis, pontes, passarelas), indenizações e outros custos agregados custará bem menos de que esses seis quilometros de Metrô;
c)Também os corredores de tráfego teriam custo bem menor;
d) A titulo de comparação a China construiu uma Ponte com 31.500 metros em três anos e uma linha de Metrô sem tanto grau de dificuldade precisaria de quatro anos é assunto para muita conversa até chegar a um bom termo.
O assunto não é politico é de mobilidade, por isso é interessante que os órgãos competentes exibam o projeto com minucias, os estudo de meio ambiente, os custos operacionais e de construção e afins para que possamos salvo melhor juízo continuar defendendo ou não sua construção.
E mais uma coisa, é oportuno continuar cobrando do Ministério a revisão do corte do tamanho de uma obra tão importante para uma cidade como Salvador.
Assunto escrito em 21.08.

Nenhum comentário: