quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Coletiva de Imprensa do Consórcio Arena Salvador 2014 esclarece últimas questões antes da Implosão



Nessa terça-feira (24.08), o Consórcio Arena Salvador 2014 realizou uma Coletiva de Imprensa, no Hotel Golden Tulip, para esclarecer questões sobre a Implosão no próximo domingo (29.08).

A mesa do encontro foi composta por diversas autoridades e representantes do Consórcio, como: Ney Campello, Secretário da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Nilton Vasconcelos, Secretário da Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre), Leonel Leal, Coordenador do Escritório Municipal da Copa (ECopa), Sérgio Baqueiro, Diretor Adjunto da Polícia Militar, Denio Sidreira, Presidente da Fonte Nova Negócios e Participações S/A, Alexandre Chiavegatto e Marcos Lessa, respectivamente Diretor e Diretor de Negócios e Relações e Institucionais do Consórcio Arena Salvador 2014.

A Coletiva teve como objetivo esclarecer questões sobre o dia da implosão do anel superior do Estádio Otávio Mangabeira, a Fonte Nova, que acontecerá dia 29 de agosto, às 10h, e deve durar de 10 a 17 segundos. As empresas contratadas para tal procedimento são a Arcoenge Engenharia e a Controlled Demolition Inc (CDI) que tem know-how e vasta experiência em demolições e foram selecionadas para garantir sucesso no feito e segurança para as pessoas e os imóveis situados no entorno.

Foi ressaltada a importância da evacuação de 2.467 pessoas de 962 imóveis das três áreas de influência, por medida de segurança, durante um período de aproximadamente 5 horas (os veículos devem ser retirados das ruas a partir da 0h de domingo e os moradores devem sair às 7h e retornar aos seus domicílios apenas às 12h).

Temas abordados na coletiva foram o reuso e a sustentabilidade que serão executados na nova arena, onde 100% do material da demolição será reciclado, o tipo de estrutura utilizada na cobertura reduzirá o consumo de aço, além do sistema de reuso de esgoto tratado, aproveitamento de água da chuva, diminuição e reciclagem do lixo gerado e a sustentabilidade energética com ventilação e iluminação naturais.

O Secretário Ney dirigiu suas congratulações ao Secretário Nilton, pela representação de forma competente e planejada de como foi conduzido o projeto e, ao Consórcio, pela capacidade de parceria, visão estratégica e reconhecimento da importância dessa obra para o Estado da Bahia. Lembrou que a implosão é um ato de renascimento da Fonte Nova e concluiu “que a competência que levou a Bahia a uma condição diferenciada, criou a possibilidade de Salvador sediar a abertura da Copa”.

O Secretário da Setre, Nilton, parabenizou o Consórcio pelo processo cuidadoso, assim como, o Coordenador da ECopa, Leonel Leal, também ressaltou que é gratificante para a Prefeitura de Salvador, contar com um acontecimento de demolição desse porte com tanto profissionalismo.

A engenheira, Diana Paes, que acompanhou todo o processo de preparação para a Implosão, também relatou como foi realizada a vistoria cautelar, o trabalho de orientação feito com moradores e comerciantes, as estruturas de apoio para o dia e os procedimentos para possíveis reclamações. Além disso, foi exibido um vídeo com a simulação da demolição e apresentado o hot site da Arena Salvador 2014: www.arenasalvador2014.com.br.

Os profissionais da Imprensa puderam fazer seus questionamentos e todas as dúvidas foram devidamente respondidas pelos representantes do Estado, do Município e do Consórcio.


Nathália Mattos
Fonte:SECOPA

Nenhum comentário: