segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um bom candidato a Deputado Federal



Perfil de Amauri Teixeira
Sempre defendeu instituições justas,ideias criativas, movimentos que defendem a dignidade humana,sempre foi um semeador de um futuro fraterno e desde os tempos estudantis que fez da amizade uma filosofia de vida e é esse homem aliado de Wagner que pleiteia a representação parlamentar.
Nasceu em Jacobina,de origem popular,possui excelente educação tem uma formação de homem reto, honesto, laborioso e conforme e´mail enviado por Dr Jorge Avelar, com base no perfil traçado por Patrícia Dourado, esse é o homem:

" Amauri iniciou, de forma mais ativa e contundente, sua formação política na Universidade Federal da Bahia, nas mesmas trincheiras que milhares de jovens estudantes erguiam, naquele momento, contra a Ditadura e pela Democratização do nosso país. O sentimento de Nação que hoje possuímos e as Liberdades que hoje desfrutamos são conseqüências da coragem e dos sonhos de igualdade e justiça dessa juventude que marcou para sempre a história do nosso país.
Ainda na juventude, Amauri demonstra a sua grande capacidade de liderar os estudantes baianos e brasileiros. Foi presidente do Diretório Estudantil de Medicina e teve participação fundamental na reconstrução da União Nacional dos Estudantes, em 1979, aqui na Bahia, ao lado do atual secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla, de quem foi contemporâneo no curso de medicina. Na década de 1980, agora ao lado de Lula e Wagner, Amauri também se destaca como líder sindical combativo. Ajuda a criar a Central Única dos Trabalhadores e passa a dirigir o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (SINTSEF), contribuindo também decisivamente para fundar a Confederação Democrática dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF), com sede em Brasília.
Nessa mesma época, também ao lado de Lula e Wagner, funda o Partido dos Trabalhadores e, em Jacobina, ao lado de aguerridos conterrâneos, cria o PT local. Na condição de Petista, Amauri participa e dirige as grandes lutas, protagonizadas pelo partido, que marcaram a nossa história político-social e contribuíram para as mudanças e conquistas que o Brasil alcançou no atual período histórico.
No campo profissional e acadêmico, Amauri, ainda jovem, toma uma decisão em sua vida que só os que possuem grande determinação e firmeza de objetivos e propósitos são capazes de tomar: desisti de concluir o curso de Medicina da UFBA e faz novo Vestibular, dessa vez para o curso de Economia da Universidade Católica do Salvador. Forma-se em Economia pela Católica e, logo após, especializa-se em Direito do Estado, pela Universidade Estácio de Sá e em Direito Tributário pela Faculdade Jorge Amado.
Estudioso contumaz e pesquisador dedicado, Amauri rapidamente ingressa e destaca-se no mundo acadêmico. Professor convidado de Direito Constitucional e Tributário do Departamento de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Professor de Direito Constitucional, Tributário e Previdenciário pela Faculdade de Negócios de Sergipe/FUNES. Além dessas atividades, Amauri também se destaca como Professor de Direito Constitucional, Previdenciário e Tributário, sempre requisitado e com salas sempre cheias, de diversos cursos para concursos na Bahia e em outros estados brasileiros. Palestrante sempre solicitado para eventos de Direito Constitucional e Tributário de caráter nacional e internacional, Amauri tem dado uma extraordinária contribuição à Bahia e o Brasil organizando seminários sobre Direito e Previdência, bem como organizando e lançando livros, sobre essas temáticas, colaborando decisivamente com as novas gerações de estudantes e profissionais que enveredam por esse campo do conhecimento.
Profissionalmente, Amauri também possui um cabedal admirável. Ainda estudante ingressou na Receita Federal do Brasil, através de concurso público, na condição de Técnico do Tesouro Nacional. Sempre através de concursos, rapidamente galgou as outras carreiras da estrutura do Fisco brasileiro: auditor da Previdência Social e, atualmente, auditor da Super Receita do Brasil.
No início do governo Lula, por sua capacidade profissional e conhecedor da temática,Amauri foi convidado pelo então Ministro da Previdência, Ricardo Berzoinni, para assumir a Superintendência do INSS aqui na Bahia. Posto em que esteve à frente em 2003. Com a vitória de Wagner na Bahia, em 2007. foi convidado pelo secretário de saúde, Jorge Solla, para que assumisse posições de destaque à frente da SESAB. O governo Wagner definiu a saúde como uma das suas grandes prioridades, o projeto para mudar a face da saúde na Bahia, manietada e abandonada pelos governantes anteriores, era de extrema importância para o governo e o novo secretário. Solla não pestanejou: praticamente convocou o seu conhecido companheiro de medicina, o homem que ele bem conhecia a têmpora, a determinação e a capacidade de trabalho para esse novo e grande desafio.
Amauri também não pestanejou: os desafios que o amigo enfrentaria seriam grandes e, certamente, precisaria de compartilhamento e grande ajuda para a nova luta. Amauri exerceu o cargo de Diretor Geral da Sesab(2007), Chefe de Gabinete (2007/2008) e, atualmente, é Subsecretário de Saúde da Bahia e Diretor Geral em exercício, contribuindo, mais uma vez decisivamente, para, ao lado de Jorge Solla, mudar a face da saúde na Bahia.
Eleger Amauri deputado federal Salvador significa ter na Câmara Federal um político de visão e atuação nacionais, com enorme capacidade de trabalho e dedicação à causa pública.
Amauri já demonstrou ao longo dos anos que é possível, sim, fazer política com coerência, seriedade, honestidade e amor ao seu povo e ao local onde nascemos e vivemos. Por isso, propõe uma gestão democrática da candidatura e do possível mandato, centrada no ser humano e compartilhada com os movimentos e organizações sociais. Nesse sentido, a candidatura de Amauri Teixeira é um grande alento e uma nova esperança, principalmente para aqueles que, em função do oceano de personalismos e de autosuficiências em que a política e os políticos se transformaram, na possibilidade de se resgatar um conjunto de valores socialistas perdidos, bem como na possibilidade dos indivíduos políticos empreenderem um projeto verdadeiramente coletivo.
Nossos bravos militantes e a sociedade, de um modo geral, têm agora em suas mãos uma oportunidade histórica. A eleição de Amauri deputado federal, possibilitará influirmos na política da Bahia de forma mais incisiva e conseqüente, num momento também extremamente crucial, pois a Bahia e o Brasil passam por um processo de mudanças importante. Significa lutar para que as mudanças possam se consolidar e, definitivamente, possamos alcançar uma realidade onde o ser humano passe a ser o centro de todas as coisas e os governos e a política, cada vez mais, comprometidos com o bem comum, com a solidariedade, a fraternidade e a busca de Justiça para a maioria da população." -- Patrícia Dourado

Nenhum comentário: