quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Notícias da SECOPA
Confira as informações sobre a Implosão da Fonte Nova

Fonte: Arena Salvador 2014

No dia 29 de agosto, a implosão do o anel superior da Fonte Nova marcará a contagem regressiva para a realização da Copa de 2014 em Salvador.

A implosão é uma modalidade de demolição: trata-se de um procedimento controlado e seguro. Confira agora todas as informações sobre o dia que vai entrar para a história da Bahia como o início de uma nova fase para o desenvolvimento do Estado, reforçando sua vocação para o turismo, laser e o entretenimento.

Empresas responsáveis

Duas empresas de grande porte, contratadas pelo Consórcio Arena Salvador 2014, são as responsáveis pela demolição do estádio Octávio Mangabeira, mais conhecido como Fonte Nova. Arcoenge Engenharia , que executará os serviços, é uma das empresas com maior experiência em demolição controlada de edificações no Brasil. A companhia tem mais de 30 anos de atuação no mercado brasileiro e já realizou 72 implosões, dentre elas a da Penitenciária de Carandiru (fases I e II), do galpão em frente ao Aeroporto de Congonhas, e do Edifício Rec Berrini, na zona sul de São Paulo. (veja vídeo da implosão)

Já a empresa americana CDI – Controlled Demolition, Inc. foi contratada para realizar o controle de qualidade do projeto de demolição do estádio, acompanhando todo o processo de execução dos serviços. A CDI tem 60 anos de atuação no ramo de demolição controlada e é uma das empresas mais experientes do Mundo neste segmento, com aproximadamente 7 mil implosões em seu currículo, incluindo 7 estádios de grande porte.

O Dia D

Horários do dia implosão (29 de agosto de 2010):

Até 0h – retirada de veículos estacionados em locais proibidos (ruas com visão direta para o estádio)

6h – Interdição total (inclusive para pedestres) das ruas com visão direta para Fonte Nova e instalação de todas as barreiras de trânsito fixas e móveis, incluindo a interdição das demais ruas da área de segurança para entrada de veículos (apenas será permitida a saída de veículos até 8 horas).

6h – Carro de som informa a evacuação

7h às 8h – Operação de evacuação de imóveis, com varreduras coordenadas pela Defesa Civil, contando com apoio de Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e Salvamar.

9h – Varredura final

9h45 – Primeira sirene (15 minutos antes da implosão)

9h55 – Segunda sirene (cinco minutos antes da implosão)

10h – Implosão

10h15 – Conferência do sucesso da implosão

Até as 12h – Limpeza das ruas

12h – Liberação do acesso às casas

Obs.: Apenas duas ruas (Ladeira da Fonte das Pedras e Av. Pres. Costa e Silva – sentido Dique do Tororó) continuarão interditadas para limpeza até as 18 horas.

Ruas interditadas

Quatorze ruas com visão direta para a Fonte Nova serão interditadas para veículos a partir das 0h do dia 29 de agosto (domingo), são elas: Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Arquimedes Gonçalves (trecho entre Av. Joana Angélica e R. Pedro Américo), Profª. Anfrísia Santiago, R. da Telebahia, Boulevard América (trecho do imóvel nº 709 à R. Hugo Baltazar), Ladeira da Fonte das Pedras, Sta. Clara do Desterro (até nº 93), Av. Joana Angélica (frente ao Bompreço), Rua e Av. Cova da Onça, Av. Lucas, Vila Neuza, Av. Pres. Costa e Silva, Av. Vasco da Gama e Vila Santos de Baixo.

Confira abaixo as demais ruas que serão interditadas (colocação de bloqueios) a partir das 6 horas da manhã do dia 29 de agosto e terão os imóveis evacuados a partir das 7 horas do mesmo dia:

• Jardim Baiano:

- Rua Arquimedes Gonçalves: Edifício Rosemar ao Edifício Santa Mônica/Ed.Vitória da Conquista a Igreja Luterana do Brasil
- Rua Pedro Américo: Edifício Manoel Fonseca
- Rua Boulevard América: Nº: 03, 05,07,709
- Rua Hugo Baltazar: Nº:26,28,30

• Nazaré:

- Ladeira Fonte das Pedras (todos imóveis vistoriados)
- Rua Cova da Onça (todos imóveis vistoriados)
- Vila Neuza (todos imóveis vistoriados)
- Santa Clara do Desterro (Nº 02 ao Nº 93)
- Av. Joana Angélica (Somente o lado do Ministério público) e do Bompreço ao Colégio Estadual Severino Vieira

• Brotas:

- Ladeira do Pepino:
Lado esquerdo – subindo a ladeira (todos os imóveis vistoriados de número ímpar)
Lado direito – subindo da ladeira (somente os números 104 ,106 ,108 ,110)
- Rua Álvaro Adorno (todos os imóveis vistoriados de número ímpar)

• Brotas – todos imóveis vistoriados das ruas:

- Vasco da Gama
- Vila Santos de Baixo
- Vila Santos de Cima
- Travessa/Vila Santa Isabel
- Vila Edinho
- Vila Amanda
- Travessa Boa Vista
- Travessa São Jorge

Nenhum comentário: