Mobilidade, transito, estacionamentos e novas avenidasParte 3/3.
Completando os escritos sobre "Mobilidade..."vou conceituar o comentário a seguir com base em dados tratados sobre BRT, seu projeto básico em andamento para salvo melhor juízo as obras terem inicio em Dezembro do ano em andamento.
Segundo Francisco Ulisses Rocha " a ideia é chegarmos a um sistema multimodal e integrado incluindo a Região Metropolitana" e foram selecionados 127 km de corredores principais para o BRT Salvador, classificados em três tipos, dado a diversificação da planta gráfica da cidade e de sua topografia em seus dois andares.
O tipo 1, será totalmente exclusivo para os ônibus BRT com 36 km;
O tipo 2 é misto, BRT e Convencional;
O tipo 3 é totalmente aberto e misturado ao transito geral.
No projeto além das estações de transbordo existentes ( Pirajá - Lapa - Iguatemi e Mussurunga) há proposta para estações em Portão, Aeroporto, São Cristovão, Acesso Norte, Retiro e Calçada ( a canaleta do Retiro a Calçada estaria enquadrada na fase 2 do BRT).
Contra mão da história
Tem gente que por desconhecimento da historia da ocupação de Salvador, ou por ter cabeça pequena e viver longe da realidade e/ou não aceitar mudança que conduzirão a modernidade, querem se opor e travar o progresso da grande metrópole e isso tem que mudar...
Um sistema urbano de alta capacidade é elevar o padrão de vida de seus habitantes que por consequencia dos parâmetros do projeto BRT Salvador vai oferecer uma logística operacional com Linha Expressa, Semi expressa e Paradora.
E o que significa essa logística?
Em outra matéria tratarei do assunto.
Engarrafamento
É fato comum nas grandes metrópoles o engarrafamento; mas, Salvador com a construção do projeto BRT Salvador, conclusão do Metrô no mínimo até Pirajá e construção de novas avenidas ganhará fôlego até que o crescimento rume em direção as cidades integrantes da Região Metropolitana, inclusive com a construção da Ponte Salvador a Itaparica, ilha que se transformará em futuro vetor da politica imobiliária da Bahia. Isso é questão de tempo...
Estacionamentos
Esse quesito é de grande repercussão negativa para Salvador e segundo o Jornal A Tarde, a capital possui uma frota de 607.949 veículos, com base em Junho deste ano para 7.508 vagas e/ou 1 vaga para cada 93 veículo, donde se conclui : Salvador por seu crescimento tem que requalificar todo o seu Sistema Viário, com obras urgentes, tem que possuir áreas para estacionamento e dispor de um transporte de primeiro mundo, até porque em se tratando de uma cidade de grande apelo turístico tem que resolver e já essa anomalia.Ações isoladas não resolverão e não se deve privilegiar o transporte individual dos mais abastados em detrimento do transporte de massa e de boa qualidade.
É preciso obras de infraestrutura e uma logística de transporte de cidade grande de países adiantados.
Ambiente e Construções Imobiliárias
Qual a população de Salvador em 1970? Qual a atual população? Pense... Como poder manter áreas verdes intocáveis se a população multiplicou? Desenvolver tem custo/beneficio e a natureza é para todos e a sustentabilidade e coexistência natureza e progresso tem que existir e não é privilégio de ninguém. Existe uma interdependência entre a natureza e o homem, pois sem um o outro não tem valor. Com inteligência o homem poderá edificar cidades, transformar paisagens e viver...
Gente, as vezes a própria natureza causa impacto ambiental. Quer um exemplo? A Linha do Equador entre dois hemisférios, tem um monumento a sí alusivo na cidade de Mitad del Mundo há 23km ao norte de Quito, capital do Equador. A ciudad Mitad del Mundo por onde passa a Linha do Equador em consequência de terremotos, maremotos e da natural movimentação do planeta Terra, mudou de lugar e está a 150 metros de sua posição original.
Quem impactou a natureza? O homem e/ou a própria natureza?
Nenhum comentário:
Postar um comentário