sexta-feira, 13 de agosto de 2010



CONDER conclui galpão para feirantes em São Joaquim
Um antigo galpão da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), na Avenida Oscar Pontes, passará a concentrar 250 feirantes da Feira de São Joaquim a partir do dia 16 de outubro próximo. O galpão já tem todas as suas obras civis, compreendendo pavimentação, redes elétrica e hidráulica, boxes, instalações sanitárias e outros serviços praticamente concluídos e será entregue no próximo dia 30.
Durante o mês de setembro e na primeira quinzena de outubro serão complementados os procedimentos necessários à transferência dos feirantes, de modo a garantir a comercialização de seus produtos, hoje em locais inadequados, em uma área dotada de todos os requisitos de segurança, higiene e conforto, beneficiando comerciantes e clientes da feira.
O processo de transferência destes 250 feirantes, que começará em 16 de outubro, será concluído em dez dias. Mantendo permanente diálogo com os feirantes, equipes de técnicos sociais da CONDER discutem detalhes da transferência e seu significado como marco inicial do seu abrangente projeto de requalificação.
Três mil trabalham na feira
A recuperação do galpão, que representa um investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado, está sob a responsabilidade da CONDER, que, atuando em três frentes, a de projetos, a de obras e a social, sinaliza, efetivamente, para outras intervenções já definidas para toda a área da Feira de São Joaquim, que terão financiamento de R$ 27 milhões oriundos da Caixa Econômica Federal e estarão a cargo das secretarias do Turismo e da Cultura .
A arquiteta Lívia Gabrielli, diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística da CONDER, ressalta que a complexidade das intervenções na Feira de São Joaquim exigiu a divisão dos serviços em sete etapas, sendo a primeira a da transferência de 250 feirantes para o antigo galpão da Codeba.
A recuperação deste galpão já demonstra, na prática, o que virá a seguir: a requalificação do grande centro de abastecimento de Salvador, que é também um repositório da cultura popular e reúne cerca de três mil feirantes.

Nenhum comentário: