quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mobilidade, transito, estacionamentos e novas avenidas

Parte 2/3.


O crescimento urbano de Salvador, o aumento da população, o surto construtivo no vetor imobiliário, os milhares de veículos novos que circulam nas avenidas em vagareza preguiciana, estressa a todos e não adianta pesquisas encomendadas nem a divulgação das mesmas, pois a cidade precisa em verdade da consumação da construção de novas avenidas e alargamentos de outras existentes e que se tire do papel os estudos já elaborados e já... é preciso ação rápida e eficiente e chega de blá-blá-blá.

Algumas questões serão resolvidas com a utilização de pistas nos canteiros centrais das avenidas de vale e a construção de várias ciclovias,viadutos, pontes, túneis, pois a cidade não para de crescer.
Quantos quilómetros de novas pistas?
Quantas novas avenidas?
Quantas novas obras de ampliações de avenidas?

Essas respostas tem que ser dada pelo poder público, pois a sociedade está de olho em vocês.

O raciocínio lógico aponta para o desperdício que ocorre na Economia pela inexistência de uma politica elaborada dando ao Homem condições de um labor embasado no conforto, na importância de aqui as medidas adotadas visarem o bem estar social coletivo e duradouro.

E o transporte de massa tem de ser estruturado para atender todas as classes sociais para sanar problemas de acessibilidade e não bastará corredores de tráfego e sim a construção racional de uma mobilidade moderna que deve envolver transporte ferroviário, conclusão do Metrô quando nada até Pirajá, modernização dos trens do subúrbio, construção de novas linhas férreas e utilização de transporte marítimo.

A Prefeitura de Salvador tem estudos dos principais problemas e o negócio é a união com o estado na busca de recursos do governo federal, através do ministério das cidades e a tomada de empréstimos junto a bancos oficiais, como por exemplo o BNDES.

Os transportes de massa, sua integração com a velocidade do fluxo de tráfego, do tempo a ser gasto em espera de embarque, desembarque, percurso se resolvidos, aliado ao conforto e segurança vai reduzir o transito de veículos nas pistas das avenidas.

Mas, a coisa não pode ficar no papel, como alias é usualmente praticado.
Será sonho tirar o usuário dos congestionamentos?
Sem piadas : A cidade tem que ser requalificada como um todo ou explodiremos em angustias, estresses e ódios.

Dentre os vários problemas de Salvador, um deles é a desorganização dos pontos de coletivos, outro é a falta de estacionamentos, que alem de ineficiente, problemático tem que lidar com 700 mil veículos leves (carros e camionetes) circulando nas avenidas saturadas e badaladas negativamente por todos que visitam a linda Salvador.
É tempo de pensar grande...



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