Salvador e Ilhéus/Itabuna
Parte 02/03
Salvador (continuação...)
Construção de uma Ferrovia ligando Camaçari ao Porto de Aratu e daí a Paripe que chega ao centro do comércio de Salvador, na Calçada.
Ainda tratando de mobilidade urbana e intermunicipal com abrangência para todo estado e país o Sistema Viário Oeste, que envolve a construção da Ponte Salvador-Itaparica, que será a ligação rápida, interrupta e confortável com a capital, impactando positivamente os fluxos de tráfego de passageiros e cargas nos eixos rodoviários da BA-001// BA-099 // BR-324// BR 116 e BR 101, que serão beneficiadas também com intervenções construtivas.
Esse Sistema já teve realizado o Aviso de Manifestação de Interesses e atualmente se encontra em estágio de estudos ambientais e de projetos globais,inclusive financeiros.
Considerando que a economia brasileira cresça em torno de 5% ao ano, temos amplas necessidades de aumentar a capacidade de portos da Bahia e como preocupação urge ampliar as estruturas de forma a iniciar imediatamente as intervenções de ampliações e benfeitorias, a fim de evitar estrangulamentos e gargalos que atrasa e impede o desenvolvimento.
Com intuito de melhor conceituar meu comentário, lembro que a FIFA em seu caderno de exigências e recomendações tem inserido a melhoria de Infraestrutura em Portos, Aeroportos,estradas,avenidas,ruas, praças,estações de ônibus e de metrô, rodoviária em condições de excelente funcionamento, campos para treinamentos, hospitais, hotéis,pousadas, comunicação de ponta,espaços para festas com telão para quem não conseguir ingressos, que poderão ser aproveitados os estádios de Pituaçu e/ou Barradão e/ou até com uma construção de Casa de Eventos, com uso possível de até todos eles.
Portos e Aeroporto
É bom lembrar que não basta que:
O Terminal portuário de Cotegipe que ampliou possui( dois berços) a capacidade logística da Bahia:
O aumento do calado dos Portos de Aratu e de Salvador, com a dragagem que aumentará de 12 para 15 metros a profundidade;
O investimento de R$36 milhões no terminal Turístico de Salvador.
É preciso que o Porto de Salvador seja ampliado para a Ponta Norte com mais três berços de 350 metros, como também é necessário uma requalificação do Porto de Aratu.
É preciso obras de ampliação do Terminal de passageiros do Aeroporto de Salvador e a construção de mais uma pista para atender a grande demanda inclusive internacional.
A Orla de Salvador tem a necessidade urgentíssima de ação para transformar essa orla de bela natureza e de degradante barracas de praia, em equipamentos higienicos, confortáveis, saudáveis para receber os usuários residentes, visitantes e/ou turistas.
No que concerne a hospedaria, restaurantes, parques e tudo que envolve uma recepção segura e atraente, é necessários que a iniciativa privada continue seus empreendimentos com o apoio dos governos dos municípios e do estado.
Continua...( próximo assunto: Ilhéus e Itabuna)
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