terça-feira, 13 de julho de 2010

Mobilidade urbana e intermunicipal, orla, aeroportos e portos

Salvador e Ilhéus/Itabuna
Parte 01/03
Salvador
Desde 1997 que já existe estudos e projetos para dotar Salvador de uma mobilidade urbana condizente com uma Metrópole em crescimento constante.
Mais recentemente por necessidade imediata em razão dos imensos gargalos no fluxo do transito de veículos adicionado as intervenções necessárias a uma das doze sedes do Mundial de 2014, se tornou imperativo uma velocidade maior nas ações para transformar o Sistema Viário de Salvador.
E os estudos para a implantação do BRT, cuja tecnologia já testada e implantada em muitas cidades por esse mundo a fora, inclusive em Curitiba, foi a solução escolhida por ser de mais rápida conclusão independente de seu menor custo, em torno de R$15 milhões por quilometro.
Já existe a manifestação favorável a liberação dos recursos através do BNDES, principalmente no trecho que vai da hoje ainda Rótula do Abacaxi ao Aeroporto e dai por sugestão do governador Wagner até Lauro de Freitas. É bom que se diga que a licitação será feita em breve.
É mais que evidente que com a inauguração futura da Via Expressa Baía de Todos os Santos, e novas avenidas que terão que ser construídas, os corredores de tráfegos, as reconstruções e requalificações das Estações ou Terminais de passageiros, como a da Lapa, de Mussurunga e Pirajá, a construção de novos equipamentos para esse fim, enfim uma verdadeira revolução sem armas, mas capaz de melhorar a vida de todos nós, residentes ou visitantes habituais ou eventuais,precisa de fato sair do papel e já.
É sabido que os estudos contemplam cerca de 127 Km de vias de integração, divididos em corredores de três tipos:
Tipo 1 : Exclusivo para ônibus BRT com 36 Km;
Tipo 2 : Misto, BRT e convencional;
Tipó 3 : Aberto, misturando transito geral, porém dotando de maior espaço físico para a locomoção dos veículos, com faixas separadas considerando o tamanho e caracteristica do veículo.
Tudo isso terá forçosamente de ser integrado ao Metrô e aos trens do subúrbio, aliás por inúmeras e cansativas vezes tratadas por mim.
Quanto ao Metrô é uma necessidade a retomada das obras no trecho que vai da ainda hoje Rótula do Abacaxi a Pirajá, que já possui alguns trechos de construções das pistas elevadas e que por razões que não vou criar polémica estão paradas há muito tempo. É dinheiro do povo e precisa mais do que nunca por necessidade óbvia da cidade de ser concluída.
Continua.....

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