terça-feira, 27 de julho de 2010

Itabuna recebe investimento na área da saúde
27.07.2010

Nos 100 anos de emancipação da cidade de Itabuna, a população receberá benefícios na área da saúde. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitará a cidade nesta quarta-feira (28/7), onde, às 10h30, entrega equipamentos, através da assinatura do contrato de comodato, ao Hospital de Base.
Às 11h, Jorge Solla segue para a Santa Casa de Misericórdia (Hospital Manoel Novaes) para assinar o contrato incorporando os novos serviços de radioterapia, cardiologia e cirurgia bariátrica à unidade. Na oportunidade, também fará o anúncio da entrega de equipamentos para UTI neonatal e emergência.Para a aquisição dos equipamentos que serão destinados às unidades de Itabuna, foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões, entre recursos do estado e captados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) junto ao Ministério da Saúde.
Para os aparelhos do Hospital de Base, foram investidos cerca de R$ 800 mil. São 222 instrumentos como ventiladores artificiais, monitores paramétricos e oxímetros que ajudarão a qualificar o atendimento na unidade.
Isso representa a renovação de 1/3 da aparelhagem da unidade.Ao Hospital Manoel Novaes, serão destinados 89 aparelhos entre incubadoras, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e berços aquecidos.
Esses equipamentos são suficientes para montar uma UTI nenonatal com capacidade para atender até mais de 20 recém nascidos ao mesmo tempo. Serão entregues ainda dois ventiladores, dois oxímetros e dois monitores para a emergência do hospital, mesma quantidade que será recebida pelo Hospital Calixto Midlej, também administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
A contratualização dos novos serviços com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna leva à ampliação da oferta de serviços médicos de média e alta complexidade à região Macro-Sul, composta por 102 municípios, com estimativa populacional de quase 2 milhões de habitantes.
Esta iniciativa tem por finalidade fazer com que a população de Itabuna e dos municípios que utilizam esta cidade como referência, sejam beneficiadas imediatamente com melhores condições de acesso à saúde.
O secretário visitará ainda as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), às 11h30, no bairro São Caetano. A autorização para o inicio da construção da UPA na cidade, que será de porte 2, foi assinada no último dia 21 de maio e a previsão é que seja aberta em novembro.
As UPAs de porte 2 tem a capacidade de atendimento de até 300 pacientes por dia. Jorge Solla também irá ao Day Orc, clínica que está fazendo os exames e cirurgia de catarata para o Saúde em Movimento.
Leonardo Rattes DRT 2.600/BAHospitais/Itabuna/100anos

Nenhum comentário: