segunda-feira, 26 de julho de 2010

TEMPO PRESENTE

levi Vasconcelos tempopresente@grupoatarde.com.br
Alegria na Paralela
Salvador vai ter que parar para discutir o que quer fazer na Av. Paralela e imediações. Se nunca parou numa atitude racional, agora vai ter que parar na marra.
Por uma razão elementar: o festejado gran­de corredor de tráfego de Salvador, antes mais passagem para o Litoral Norte e Ca­maçari, agora cada vez mais destino para moradores, virou o grande gargalo. E todos os indicativos que brotam das interferências que estão acontecendo, sinalizam que a caó­tica situação vai piorar logo, logo.
Hoje, entre 7 e 8h30 da manhã, nos 18 quilômetros que separam a Rótula de Itapuã e o Iguatemi, perde-se tanto tempo quanto de Salvador para Feira de Santana. Se há um pequeno acidente, o sufoco se agiganta.
Só no entorno do Extra tem 10 espigões em construção. No conjunto, segundo a Ademi, 28 novos empreendimentos, um total de 3.874 unidades, todos em vias de receber o habite-se (sem contar casas comerciais, shop­pings, faculdades e afins). Até o fim do ano, quando tudo funcionar, qualquer leigo vis­lumbra o óbvio: vai travar já, já.
O lado bom fica por conta da propaganda imobiliária. 'paralela fica mais alegre: con­forto, comodidade e fácil acesso'.;
Não é para rir?
OS PROJETOS DE 2010-
Tudo o que se tem hoje pensado para a Paralela limita-se aos dois projetos da Prefeitura de Salvador, as Linha Viva e Avenida Atlântica, paralelas à Paralela, uma no lado da BR-324 outra no da orla. Estão no bojo das possíveis intervenções para a Copa de 2014. Os projetos sinalizam cortar áreas virgens, o que quer dizer muitas brigas com ambientalistas. E ainda não têm dinhei­ro previsto. Em suma, o caso está criado e as expectativas não são animadoras.
DE PONTA A PONTA - Não é só na Paralela que o trânsito virou um sufoco. A explosão imo­biliária espouca em vários pontos da cidade. Além disso, a capital baiana acresceu 150 mil novos veículos aos 650 mil já existentes de 2007 para cá. A cada ano a população cresce em 60 mil pessoas. Na hora do rush os des­locamentos são penosos de ponta a ponta.
COMPLEXOS DE VIADUTOS ~ De acordo com os estudos da prefeitura, Salvador precisa de pelo menos seis complexos de viadutos para já.
Os pontos: Lucaia, Av, ACM (Parque da Cidade), Iguatemi, Paralela e Rótula do Aba­caxi. Destes, só o último está em construção, no bojo da Via Expressa.
O resto é papel.

Nenhum comentário: