sábado, 24 de julho de 2010

Marinas, turismo e geração de empregos e rendas... e muito mais.

Foto:Google(exemplo de uma Marina)
Anunciado e comentado por pensar grande de que o governo da União disponibilizou o valor de R$ 5,5 bilhões que a Infraero executará na reforma e ampliação de 13 aeroportos das cidades ligadas ao projeto da Copa do Mundo; e R$ 740 milhões que a Secretaria Especial de Portos vai executar para qualificar sete portos no nosso país, o que vai ter impacto no transporte e, sobretudo, como leitos temporários para receber os visitantes que estarão aqui no Brasil.

O que significa leitos temporários em embarcações aportadas nos principais portos visando o comparecimento aos jogos e ao turismos nas cidades sede da Copa do mundo do Brasil?

É evidente que a resposta me leva a comentários que fiz em série "Vamos discutir Ilhéus ?" há aproximadamente três anos, nos quais tive a sensatez e visão de pedir aos poderes constituídos do município que elaborasse estudos para em parcerias público privada construir Marinas em nossa cidade.
Ilusionista, visionário, sonhador ou fora da realidade no que concerne a falta de ousadia em pensar grande dos homens que podem influir e até mandar nos destinos da cidade?
É assunto para você leitor, ter coragem e imaginar, que milhares de homens e mulheres que arrumados financeiramente na vida buscam o mundo singrando os oceanos em busca de conhecer, desfrutar, aprender e na acepção da palavra viver.
Marinas tem uma abrangência muito grande na vida de uma comunidade, como gerador de empregos e rendas, fomentando a circulação de mais riquezas e não é só...pois é um grande veículo propagador de costumes, belezas, paz, tranquilidade.
Pretendo revitalizar os meus escritos sobre o assunto, pedir a colaboração de pessoas letradas, inteligentes e que enxergam muito além do nariz a tratar de um assunto que ajudaria na expansão econômico - financeira da cidade.
Inicialmente sugiro (copiar o que é bom é válido) a publicação de um Aviso de Manifestação de Interesses( já foi feito com referência ao estádio da Fonte Nova e a Ponte Salvador a Itaparica), na qual o município em parceria com a Marinha do Brasil, entregariam as águas das praias do Malhado para um estudo e projetos para a construção de Marinas, atrelado a construção de um emissário submarino que despejaria as águas tratadas do canal que corre do Centro de Abastecimento rumo ao mar e as águas que são despejadas no mar próximo ao posto Centenário.
Vou pular o raciocínio e fazer uma pergunta: Quantas embarcações de todos os calados viriam atracar nessas Marinas?
A cidade com um Aeroporto internacional que terá brevemente, seria um pulo para os turistas ,gringos ou não tomar um avião rumo a Salvador, assistir jogos da Copa e retornar para curtir as belezas naturais de nossa cidade.
Seria isso de todo impossível? Pense, e responda para você mesmo e se puder ajude sua cidade a ser inserida na rota dos navegadores.
Voltarei em breve sobre o assunto.

Nenhum comentário: