quarta-feira, 28 de julho de 2010

SEI
Comunicação do Governo
Gabinete do Governador
Notícias

Projeto de implantação do Trem Regional e Metropolitano é debatido na Seplan
Com a implantação de duas linhas de trem regional e um ramal metropolitano, o setor ferroviário dará um passo importante rumo a sua revitalização no estado. Esta é a aposta dos representantes da Associação dos Engenheiros da Viação Férrea Leste Brasileiro (AELB) que discutiram, nesta terça feira (27), com o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, e o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Marcus Cavalcani, a viabilidade do empreendimento.
A proposta da AELB é interligar Salvador a Feira de Santana e Alagoinhas por meio de um trem regional e utilizar parte desta malha ferroviária para inserir um trem metropolitano, que ligaria a capital a Dias D’Avila.
Também sugere-se a construção de uma alça ferroviária entre Lobato e Pirajá integrando o trem do Subúrbio ao Metrô de Salvador. “A demanda inicial do Trem Metropolitano seria de 22 mil passageiros por dia que, interligado a linha do Subúrbio, que hoje transporta 15 mil passageiros, mas possui capacidade para 60 mil, levaria para o metrô cerca de 80 mil pessoas diariamente”, destacou o presidente da AELB, Clóvis Soares. De acordo com Soares, o projeto também cria condições para a construção de conjuntos habitacionais para a classe média no entorno das linhas, fomentando a desconcentração populacional na capital, que já está saturada.
Nova estação
Na opinião do secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, um dos reflexos imediatos na ampliação do fluxo de passageiros transportados entre a capital e o interior, é a necessidade de uma nova estação que utilize os modais rodoviários, ferroviários e metroviários. “O sistema rodoviário já não é o mais apropriado com a crescente demanda e a estação atual opera próxima ao limite da sua capacidade, por isso a necessidade de uma estação é real e ela deve integrar os diversos modais”, afirma.
Na opinião do presidente da AELB, a instalação de uma estação intermodal no município de Simões Filho, por exemplo, facilitaria a vida de quem vem do interior baiano para a Cidade Baixa, sem a necessidade de passar pelo Centro. Seminário
O presidente da AELB aproveitou o encontro para convidar o Governo do Estado a participar do seminário em homenagem aos 150 anos da inauguração do primeiro trecho ferroviário na Bahia, que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
O evento já conta com as presenças confirmadas do secretário de Políticas Institucionais do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, do presidente da Valec, José Francisco das Neves, do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, e do diretor da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Raul De Bonis.
Fonte:SEPLAN

Nenhum comentário: