sexta-feira, 16 de julho de 2010

Salvador e Ilhéus/Itabuna
Parte 03/03.A1
Ilhéus/Itabuna
Ilhéus
É fato de que com a implantação do Complexo Intermodal (Aeroporto e Porto internacional, a Ferrovia Oeste/Leste), ZPE, Siderurgia e outros investimentos nas áreas da indústria, comércio, agricultura, pecuária e turística, a região necessita de ações rápidas no intuito de poder vivenciar o desenvolvimento que em breve baterá as nossas portas.
Em assim sendo Ilhéus precisa com a urgência que a situação requer, que seja processada a atualização da planta gráfica da sede do município, a fim de permitir uma ampla visão nas coisas que precisam ser feitas.
A priori é fácil notar que Ilhéus precisa de uma nova ligação entre o Centro da cidade e o Pontal, com a construção de uma Ponte,que salvo melhor juizo deverá ser da Av.2 de Julho, nas imediações do Cristo a lateral voltada para o oceano do Morro de Pernambuco, obra que consolidaria a necessidade da requalificação de todo sistema viário da cidade, com a revitalização da Avenida Soares Lopes, principal logradouro.
A extensão das intervenções no Sistema Viário da cidade vai abranger todas as suas regiões, e é de bom alvitre se imaginar a construção da Av.Rio Almada, que seria mais uma ligação do norte com o centro administrativo e financeiro da cidade. Ilhéus precisa de uma grande melhoria em seu fornecimento de energia elétrica, seja com a construção de Linhas de Transmissão e/ou até de uma nova subestação, construção de um novo hospital, independente da continuidade das melhorias do HGLVF, construção de residências populares no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida e tantas outras intervenções para combater as enormes carências de nossa cidade.
Na requalificação da Avenida Soares Lopes é preciso se atribuir uma destinação a Concha Acústica, com melhorias e benfeitorias que possam realmente transforma-la em uma casa de eventos.
A sociedade e o povo que habita principalmente a sede de Ilhéus, tem demonstrado a preferência para a concentração popular, seja em eventos sociais, de lazer, de comércio e/ou politico pela construção temporária de galpão na área verde da Avenida Soares Lopes, no trecho que vai das imediações da praça Ruy Barbosa até a lateral da Catedral; e isso nos leva a repensar a sugestão já feitas inúmeras vezes sobre o local onde deveria ser construído o Pavilhão de Feiras, quando anteriormente sempre apontei como próximo ao Centro de Convenções e agora altero para a região da preferência popular, cuja obra deverá ser inserida na requalificação da Avenida Soares Lopes.
Lembro bem que em postagens há mais de três anos com o titulo "Vamos discutir Ilhéus" sempre apontei nossas necessidades de obras públicas e privadas e em parcerias pública-privada(PPP), dentre as quais uma utilização visando o turismo do Morro de Pernambuco, a construção de Belvederes e Mirantes, uma reformulação ampla e total das barracas de praia, construção de praças desportivas, construção de Shopping Center e muito mais.
Saneamento básico, com a construção da cobertura do canal que vai do Centro de Abastecimento e despeja suas águas sujas na praia do Malhado; incluindo uma estação de tratamento que ajudaria em muito a despoluição do mar, fato ignorado pelos "ambientalistas de pouca farinha, meu pirão primeiro" defensores das agressões a natureza pelos capitalistas de plantão.
Serviços em saneamento básico para acabar com os esgotamentos sanitários a céu aberto que nos coloca em situação de desigualdade social alarmante para um país que em algumas áreas da economia recebe a consideração e o respeito do mundo.
Continua...Parte 03/03 A2

Nenhum comentário: