sábado, 31 de julho de 2010

Otimismo do empresariado baiano mantém ritmo de crescimento
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) fechou o mês de junho com a marca de 301,4 pontos, uma alta de 4,6%, na comparação com o mês anterior. A informação foi apurada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Com o resultado do período, o indicador acumula alta de 27%, entre março e junho, sendo que o valor registrado no mês passado é o maior, desde que foi iniciado o cálculo do ICEB.
O coordenador de estatística da SEI, Armando Castro, observa que o índice segue tendência de alta, sendo que a maior contribuição para a evolução do indicador em junho foi do agregado Serviços e Comércio, registrando 330,7 pontos no período.
O setor Agropecuário atingiu seu pico em abril, com 458,3 pontos, representando atualmente o setor de menor grau otimista, com 208,3 pontos. Já o setor da indústria, que teve queda de expectativas em abril (177,9), apresentou crescimento em junho (229,2), motivado, principalmente, pelo aumento na confiança quanto às exportações para os próximos 12 meses. “Quanto à expectativa dos empresários em relação ao comportamento do PIB estadual e nacional nos próximos 12 meses, todos os setores estão eufóricos, com indicador geral na zona de Grande Otimismo”, destaca Castro.
Ainda de acordo com o economista, a expectativa de desempenho dos setores Agropecuário e de Serviços e Comércio arrefeceram de maneira significativa, o que indica que a elevação no ICEB em junho não se deu pelas expectativas de desempenho dos setores, mas pela perspectiva de aquecimento nas economias baianas e brasileira para os próximos doze meses. “Essa é uma das vantagens do indicador: captar expectativas quanto ao desempenho macroeconômico que podem descolar das expectativas quanto ao desempenho futuro das empresas”, prossegue Castro.
Neste sentido, o setor Agropecuário é o mais entusiasmado em relação à evolução do PIB estadual, alcançando 1000 pontos pelo segundo mês consecutivo. Cerca de 43% dos entrevistados estimam que o PIB estadual cresça acima dos 5% nos próximos 12 meses. Por outro lado, todos setores estão otimistas quanto às vendas nos próximos meses, o indicador geral registrou a marca de 437,5 pontos. O setor Serviços e comércio apresenta o maior indicador: 500 pontos. Este resultado é estimulado pelas vendas do comércio varejista, cuja variação acumulada foi de 12% nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme revela a Pesquisa Mensal de Comércio do mês de maio.
O ICEB é resultado de pesquisa apurada com entidades representativas dos diversos segmentos empresariais da Bahia. São federações, sindicatos patronais e associações, totalizando 40 entidades, pertencentes aos setores de Serviços e comércio, Indústria e Agropecuária, que, juntas, representam aproximadamente 80% do PIB estadual.
O ICEB possui escala que varia entre - 1000 e + 1000, sendo que resultados positivos revelam algum grau de otimismo e resultados negativos, por sua vez, revelam um estado de ânimo pessimista.O questionário da Pesquisa de Confiança do Empresariado Baiano é dividido em duas temáticas, a primeira aborda o estado de ânimo das entidades representativas da economia quanto ao desempenho das variáveis econômicas da Bahia e do Brasil (juros, PIB, câmbio, inflação) e a segunda, quanto ao desempenho das empresas do segmento entrevistado (vendas, crédito, situação financeira, emprego, dentre outros), o que permite analisar o grau de confiança do empresariado não só por setor econômico, mas também por temáticas e suas variáveis.
Fonte:SEPLAN

Nenhum comentário: