quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Setre apóia Feirantes com entrega de equipamentos
Botas, luvas, material para manipulação de alimentos perecíveis (aventais, toucas e bandejas) e também para limpeza e conservação do ambiente de trabalho, como baldes e vassouras foram entregues hoje à tarde (dia 10) para 100 trabalhadores da Feira de São Joaquim, uma das principais feiras livres da Bahia.
A entrega dos equipamentos de proteção individual (EPIs) realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é mais uma ação do programa Bahia Solidária, que segue os princípios da Agenda Bahia do Trabalho Decente e que orienta que todo trabalhador deve ter acesso a um ambiente de trabalho seguro e capaz de garantir uma vida digna.
"A entrega desses equipamentos busca atender a uma demanda da associação dos feirantes e tem por objetivo oferecer melhores condições de trabalho e assegurar aos clientes da Feira de São Joaquim que os produtos aqui comercializados procuram seguir as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária", afirmou o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, presente na entrega dos equipamentos.
Foram beneficiados com os 100 kits contendo EPIs, feirantes que trabalham com carnes e vísceras. A ação da Setre busca aproximar os serviços prestados dos padrões de higiene exigidos pela Anvisa. "Essa ação do Governo do Estado colabora para o fortalecimento dos feirantes e acreditamos que com este apoio teremos uma nova perspectiva de trabalho", adiantou Nilton Ávila Filho, presidente da Associação de Feirantes e Ambulantes de Salvador.
O secretário anunciou, ainda, que após o Carnaval, a Setre vai oferecer aos feirantes um curso de higiene e manejo dos alimentos, através do programa Qualifica Bahia. Com carga horária de 200 horas o curso será oferecido, gratuitamente, em parceria com o Senai. Serão cinco turmas com 20 alunos cada. Nilton Vasconcelos lembrou, também, que o Centro Público Estadual de Economia Solidária (Cesol) está de portas abertas aos feirantes, oferecendo financiamentos a partir de R$200,00 até R$5.000,00, por meio da agência local do CrediBahia.
Hoje (dia 10), o Diário Oficial do Estado publico o decreto 11.878 do governador Jaques Wagner que cria um grupo executivo com a finalidade de implantar a reurbanização e requalificação da Feira de São Joaquim, que ocupa um espaço de mais 34 mil m², divididos em 10 quadras, 22 ruas, e funciona como um posto de abastecimento para Salvador e cidades do Recôncavo.
Fonte:SETRE

Nenhum comentário: