quinta-feira, 12 de maio de 2016

CINCO EX-MINISTROS DE DILMA VOTARAM PELO SEU AFASTAMENTO NO SENADO




 
Cinco ex-ministros de Dilma Rousseff votaram pela abertura do processo de impeachment contra a petista no Senado. Dois nomes, contudo, chamam a atenção pela proximidade que mantiveram com a presidente afastada a até pouco tempo.Edison Lobão (PMDB-MA) esteve à frente do MME (Minas e Energia) desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e permaneceu até 2015, quando foi demitido após suspeitas de envolvimento na operação Lava Jato.
 
Para justificar sua posição, disse que estava cumprindo um dever e votava pela abertura de uma investigação. "Não vim aqui para tripudiar sobre uma gladiadora ferida. Vim para o cumprimento do dever a que me obriga a Constituição. Meu voto é pela admissibilidade do processo de investigação proposto".
 
Outra surpresa veio de Garibalde Alves Filho (PMDB-RN), que chefiou o ministério da Previdência durante todo o primeiro mandato de Dilma. Em discurso, saudou um "eventual" governo de Michel Temer e afirmou que houve crime de responsabilidade na gestão da petista.Também votaram pelo afastamento de Dilma os senadores Marcela Crivella (PRB-RJ), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e Marta Suplicy (PMDB-SP), que comandaram, respectivamente, Pesca, Integração e Cultura no governo Dilma.
 
Ao todo, foram 55 votos pela aprovação da abertura do processo de impeachment de chefe do Executivo afastada e 22 contrários. Havia 78 senadores em plenário - presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) não votou.Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-chefe da Casa Civil, e Armando Monteiro (PTB-PE), que deixou o Desenvolvimento para reforçar o placar a favor da petista, foram os únicos ex-ministros de Dilma que a defenderam em plenário.
Fonte:Bahiaeconomica

Nenhum comentário: