terça-feira, 22 de março de 2016

Via Atlântica passa por obras de duplicação

Infraestrutura

21/03/2016 16:30
A restauração e duplicação de mais de 22 quilômetros da Via Atlântica (BA-530), também conhecida como estrada da Cetrel, já está em andamento. As obras, que acontecem do início da via (em Camaçari) até o entroncamento com a BA-099 (Estrada do Coco), têm investimentos de aproximadamente R$ 55 milhões e favorecem a indústria e turismo, além de 121 mil moradores da região.

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) vistoriou a primeira fase da obra na última quinta-feira (17), incluindo o Contorno de Candeias. Segundo o engenheiro civil e chefe de gabinete da pasta, Ivan Barbosa, trata-se de um investimento fundamental para o desenvolvimento do estado.

“Os cinco quilômetros iniciais atenderão indústrias importantes, como a Tecsis, que irá produzir pás eólicas. O projeto continua e toda a via será recuperada e duplicada”, afirma o gestor. Diariamente, o tráfego médio registrado na via é superior a 2,2 mil veículos, nos dois sentidos. A duplicação acontece por etapas, conforme cronograma e orçamento, até julho de 2017. O projeto ainda prevê uma ciclovia.

As vias internas do Polo Industrial de Camaçari, sob responsabilidade da Seinfra, como a Henry Ford, via Frontal e Via de Ligação - Dias D’Ávila, passam por estudo para elaboração do projeto de restauração. No momento estão programados para essas vias serviços de manutenção (tapa-buraco), com início previsto para a segunda quinzena de abril.

Contorno de Candeias

Para melhorar a trafegabilidade no município de Candeias, está sendo construído o anel viário, que ligará a BA-522 à BR-324. Com 65% das obras concluídas, a finalização dos serviços está prevista para dezembro de 2016, com investimento de R$ 24 milhões. A ligação beneficiará 175 mil moradores das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde (Mataripe), melhorando o tráfego da região.

Atualmente os veículos precisam passar pela sede municipal, o que aumenta o congestionamento no centro urbano. Com a finalização da obra, o fluxo será drasticamente reduzido. Estima-se que aproximadamente 780 veículos devam utilizar o anel viário diariamente após a conclusão.

Fonte: Ascom/Seinfra

Nenhum comentário: