quinta-feira, 17 de março de 2016

Ciência & Tecnologia

17/03/2016 15:06


Governo e Alemanha formalizam parceria para ampliar ações na área de energia solar


Ampliar as ações em ciência, tecnologia e inovação na Bahia no âmbito da energia solar fotovoltaica. Com esse objetivo, o Governo do Estado, a associação alemã Fraunhoffer Gesellschaft - maior organização de pesquisa aplicada da Europa – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) assinaram um protocolo de intenções. O governo foi representando na parceria pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Formalizada na quarta-feira (16), durante evento no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, a parceria tem o propósito de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, no ramo de energias renováveis, nas áreas de geração, distribuição e armazenamento de energia solar. O diretor da Fraunhoffer Gesellschaft, Hans Dieter Rombach, e o titular da Secti, Manoel Mendonça, assinaram o protocolo de intenções. O superintendente de Inovação da Secti, Thomas Buck, também esteve presente.

O acordo prevê diversas ações, a exemplo de intercâmbios e consultorias, mas o foco principal é a realização de estudos, enfatiza o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Pesquisas serão desenvolvidas para entender, mapear e modelar a cadeia produtiva da energia solar fotovoltaica, na Bahia, e determinar como será gerenciada em nossa grade de geração. Precisamos desse entendimento para incentivar as empresas a se instalarem em nosso estado, com o foco na energia solar e em soluções inteligentes”.

Em outubro de 2015, o governador Rui Costa esteve na Alemanha, o que facilitou a formalização da parceria. No início de março deste ano, uma missão alemã, com 20 integrantes, esteve na Bahia, participou de um encontro na área econômica e visitou as instalações do Senai Cimatec.

Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

Nenhum comentário: