quinta-feira, 3 de março de 2016

PETROBRAS ANUNCIA QUE VAI VENDER CAMPOS TERRESTRES NA BAHIA

Fonte:Bahiaeconomica
 

 

Como medida para sair da crise, a Petrobrás anunciou ontem o início do processo de venda dos campos terrestres, com a cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção. A medida faz parte do Plano de Desinvestimento da Petrobras e alegrou os produtores independentes de petróleo que atuam na Bahia.
 
Somente no estado há cerca de 80 campos terrestres. "A Bahia tem muito a ganhar, seja pela geração de empregos, seja pelos royalties, que impactam positivamente a renda de estados e municípios envolvidos", declarou o secretário-executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (Abpip), Anabal Santos Jr.
 
Em nota, a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb)  diz que a "notícia, animadora para o setor de óleo e gás, aponta para um cenário de  oportunidades para toda a cadeia de produtores e fornecedores baianos". Afirma  ainda que "há anos vinha estimulando debates e gerando conteúdo no sentido de promover a entrada de novos atores que fossem capazes de reverter a tendência de  queda da produção de petróleo da Bahia".

Entre os pequenos acionistas da Petrobras, no entanto, há quem tenha ressalvas:  "Inicialmente,  preocupa-nos a venda de ativos em momento de baixa acentuada na cotação do petróleo no mercado mundial, o que pode gerar o risco da venda ser realizada com valores muito deprimidos, resultando em prejuízo futuro para a companhia e seus acionistas", afirmou o geólogo Antônio Rivas, que já foi dirigente da estatal na Bahia.

Nenhum comentário: