Obras da Linha 2 do metrô avançam no Imbuí e CAB
As obras devem ficar prontas até
meados de 2017
por
Yuri Abreu
Publicada em 09/03/2016 09:01:37 - TribunadaBahia
Quem passa pela Avenida Paralela todos
os dias e tem de enfrentar os longos congestionamentos que se formam em
diferentes trechos de uma das vias mais movimentadas de Salvador seja de carro
ou de transporte público, deve ganhar uma boa notícia, espera-se, em
breve.
Com a implantação da Linha 2 do metrô
em sua totalidade – as obras devem ficar prontas até meados de 2017, segundo a
CCR –, a expectativa é de que menos carros passem pela via e os passantes optem
pelo modal para se deslocar entre as 13 estações que compõem o trajeto que vai
do Acesso Norte até Lauro de Freitas.
Após a conclusão, a Avenida deverá ter
excluídos os semáforos em toda a sua extensão e os passageiros que forem utilizar
o metrô terão como opção de acesso passarelas que serão construídas pela
concessionária que administra o sistema. As informações foram divulgadas pelo
presidente da CCR, Luiz Valença, na manhã de ontem, em visita a duas das
estações da Linha 2 que estão em construção e em ritmo mais acelerado na
região: Imbuí e CAB.
Segundo Valença, quando esta linha
estiver em operação total, deverá transportar entre 450 mil e 500 mil pessoas
todos os dias. Até agora, 22% das obras estão concluídas. Dentre as intervenções,
estão a colocação de trilhos, montagem das estruturas pré-moldadas, a execução
da cobertura de algumas estações e o revestimento externo das salas técnicas e
das subestações de energia, no caso da estação Imbuí.
O secretário estadual de Desenvolvimento
Urbano, Carlos Martins, fez uma avaliação dos trabalhos realizados até então.
“Nós temos uma obra que está absolutamente dentro do cronograma, muito
satisfeitos com o andamento dela, sendo que algumas estações estão muito
aceleradas, como a do Detran, que já tem quase 50%. Isso demonstra que Salvador
terá, em breve, um equipamento digno da cidade e tão próximo das cidades mais
importantes do mundo”, comentou.
Trecho até a Rodoviária ficará pronto
até setembro
Uma das primeiras estações da Linha do
2 do metrô a ficar pronta será a Acesso Norte – 90% das obras estão concluídas
–, justamente o local onde os passageiros farão a baldeação com a Linha 1, que
já está em operação. Além desta, outras duas estações estão andamento: Detran e
Rodoviária. Segundo a CCR, o trecho até a Rodoviária deve ficar pronto até
setembro deste ano. Já as intervenções até a estação Mussurunga deverão ser
concluídas até o final de 2016.
Para facilitar também a mobilidade de
quem for usar o transporte público ou até mesmo os veículos de passeio, a
concessionária vem realizando uma série de obras para melhorar a fluidez no
trânsito do sistema viário da Ligação Iguatemi-Paralela e da própria Avenida
Luiz Vianna Filho.
Dentre as medidas, haverá uma
construção de uma via expressa, com três faixas de tráfego ligando as Avenidas
Paralela e ACM, evitando o entrelaçamento de veículos que utilizam a Avenida
Luis Eduardo Magalhães com a primeira via. Além disso, também serão implantados
três novos retornos viários em forma de viadutos ao longo da Avenida Luiz
Vianna Filho.
Eles estarão localizados na região do
Flamboyant (próximo a loja Ferreira Costa) na região de Tamburugy (na altura do
Shopping Paralela) e na região de acesso à praia de Stella Mares. Eles ainda
estão na fase de projetos e serão construídos em breve. Com a conclusão das
obras, haverão nove retornos no sentido Centro-Aeroporto e outros sete no
sentido oposto.
De acordo com Luiz Valença, presidente
da CCR, as obras do metrô, atualmente, são as maiores da América Latina, já que
cerca de 10 estações estão em construção. Para não trazer maiores transtornos
ao trânsito, definições estão sendo tomadas junto à Prefeitura. Por outro lado,
ele ressaltou que algumas estações da região da Paralela podem ficar prontas
até antes mesmo de outras, como é o caso de Pernambués, por conta de entraves.
“Essa praticamente nós começamos no mês
de janeiro. Temos cerca de dois meses de obra ali, mas não temos toda a área
liberada. Hoje, a gente ocupou o canteiro da via exclusiva em frente ao Makro,
mas precisamos fazer as faixas laterais da estação e, para isso precisamos
ocupar as vias laterais. A gente precisa de apoio da população e principalmente
da Semob que, juntamente com a Transalvador, são os nossos grandes parceiros e
precisam acelerar com a gente. Se não tivermos essa autorização da Prefeitura,
certamente teremos atrasos”, comentou.
Integração e Memorial
Além das dificuldades quanto o trecho mencionado, Valença pontuou que a falta de uma resolução com relação à integração entre o ônibus e metrô tem feito com que a Linha 1 não receba uma maior quantidade de passageiros. Mas, de acordo com o secretário Carlos Martins, esta “pendência”, já teria data para acabar: 15 de abril, quando todos os ônibus metropolitanos e urbanos estarão interligados ao modal nos terminais das estações de Pirajá e da Lapa.
Além das dificuldades quanto o trecho mencionado, Valença pontuou que a falta de uma resolução com relação à integração entre o ônibus e metrô tem feito com que a Linha 1 não receba uma maior quantidade de passageiros. Mas, de acordo com o secretário Carlos Martins, esta “pendência”, já teria data para acabar: 15 de abril, quando todos os ônibus metropolitanos e urbanos estarão interligados ao modal nos terminais das estações de Pirajá e da Lapa.
Outro “porém” relacionado pelo gestor
da CCR é com relação a retirada do monumento em homenagem ao ex-Deputado
Federal, Luis Eduardo Magalhães. De acordo com a assessoria da concessionária,
as conversas com a família estão em fase final e apenas alguns trâmites
burocráticos é que ainda emperram a retirada do equipamento do local, que fica
no canteiro central da Avenida Paralela. A expectativa é de que o monumento
seja colocado em um espaço em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, que
fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
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