terça-feira, 1 de março de 2016

ACORDO ENTRE BRASIL E JAPÃO GARANTE INVESTIMENTOS PARA BAHIA

Fonte:Bahiaeconômica

01/03 - 08:57hs -
Durante o evento ‘Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos’, realizado em Tocantis, com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, e do secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, foi assinado um acordo de cooperação entre Brasil e Japão que garante investimentos na região de Matopiba, a nova fronteira agrícola brasileira situada nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Na ocasião, o secretário Vitor Bonfim ressaltou o potencial agrícola da principal região que compõem o território do Matopiba na Bahia. “A safra do oeste baiano confirma a força produtiva do nosso agronegócio, reconhecida em nível nacional e internacional. No algodão, consolida-se como segundo maior produtor nacional, e sua alta qualidade é plenamente reconhecida. Na oleaginosa e no milho, tornou-se o principal fornecedor do Norte e do Nordeste”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, destacou o potencial agrícola brasileiro, especialmente do Matopiba, com sucessivas safras recordes de grãos. "Podemos contribuir para a garantia alimentar no mundo, por meio da ampliação das exportações dos produtos agropecuários, e o Japão é um dos mercados prioritários". Em 2015, o Brasil fez negócios da ordem de 9,7 bilhões de dólares com os japoneses.

Para os próximos 10 anos, de acordo com projeções realizadas pela Associação de agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), será possível dobrar a produção nas principais culturas, desta forma , a expectativa é de o estado da Bahia se consolide como o grande fornecedor – e também beneficiador – de matérias-primas agrícolas. O evento aconteceu na segunda-feira (29), na cidade de Palmas.

Nenhum comentário: