sexta-feira, 29 de maio de 2015

Violência (1)


É um tema muito complexo que passa por um grande leque de ações sociais, politicas e econômicas para buscar soluções condizentes com a paz que a sociedade tanto precisa.

Estimo de que se medidas forem postas em prática de forma imediata as soluções possam ocorrer nos próximos vinte a vinte e cinco anos.

Tentar comentar sobre a violência é ter de lembra-se de educação, questões de desigualdade, de desnível social, de pobreza, de miséria, de leis retrógadas e da omissão do Estado,  visto como governo pela não observância dos textos Constitucionais em vigor.

O Brasil é um país desigual e a todo o momento noticias de atos de violência nas cidades,  em torno delas, no campo e em qualquer pedaço de nosso território.

Esse preâmbulo visa enfatizar os caminhos árduos e de difícil transito em busca da consumação dos freios da Violência que atenda a sociedade e com ela possa conviver e que atenda aos princípios fundamentais da soberania, fato que demandará na conjugação e união de todas as forças vivas da sociedade.

Hoje é comum manifestações em defesa de direitos postergados.

Como manchetes qualificativas fatos corriqueiros nas principais capitais do Brasil diferenciado situadas no Sudeste e Sul:

Tiroteio em favelas do Rio de Janeiro entre contraventores e forças policiais;

Bandidos atacam com armas brancas para roubar e ferem e até matam nas vias públicas do Rio de Janeiro;

Policia trata professores como marginais em Curitiba;

Caixas Eletrônicos de bancos são explodidos em todo território nacional;

Roubos de cargas são frequentes, principalmente no Estado de São Paulo.

Corrupção é um ato de violência que traduz em prejuízo da sociedade e campeia em todas as classes sociais; em verdade é “O Vírus da Imoralidade”.

Em consequência dos inúmeros casos de violência no Rio de Janeiro, veio à tona e ao conhecimento público dado sobre origem de homicídios no Brasil no que concerne ao uso de armas, demonstrado como a seguir:

Uso de armas de fogo com 71%

Uso de armas brancas com 17%

Uso de outros meios com 12%.

O Nordeste tem um percentual um pouco maior no uso de armas brancas de que em outras regiões do pais.  Seria em decorrência do maior traquejo no manuseio por parte do nordestino com o uso de facas, facões, foices, punhais e armas ou ferramentas similares? Seria por razão de um poder aquisitivo menor em comparação com o Centro-Oeste, Sudeste e Sul?

Quantas formas de violência podem ser cadastradas e apontadas?

A situação é muito complexa e acontece na  família,  na escola de qualquer nível, no transporte coletivo ,no ambiente de trabalho, na relação entre as pessoas, no transito, no esporte e lazer, na rua e em todos os lugares em efeito dominó interminável e incontido.

A violência está na politica... o povo vota em candidato a principio julgando que o Congresso é composto de membros que lhe representa e depois vem a saber da existência de bancada de agronegócios, bancada da bíblia, bancada da bala, das empreiteiras, das instituições financeiras e possivelmente os grupos que defendem a educação privada, a saúde com seus planos de hospitais particulares e tantas outras. Será que os  Pedradores de Floresta e do Pantanal têm  bancadas?

E qual a bancada do povo? Eis a questão...isso também é violência. Também é violência a atual mudança na Lei Eleitoral que não condiz com a voz das ruas e os anseios da sociedade.

O Sistema carcerário brasileiro é um ato de violência, que gera outras tantas.

Desemprego é violência. Menores roubando, estuprando, matando é violência e a resposta do Estado é violência. A liberdade de imprensa usada de forma indevida muitas vezes também incita a violência.

Leis banalizando a vida é violência.

Nenhum comentário: