terça-feira, 12 de maio de 2015

Ilhéus :Obras prometidas,algumas iniciadas,outras discutidas ou perdidas no imenso oceano da burocracia governamental...


Vou tratar de forma rápida e abreviada sobre as promessas (algumas em praça pública desde o governo Lula) e para melhor orientação dou a seguir os assuntos que serão tratados:

01 - Aeroporto de Ilhéus (Novo)

02 - Duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna

03- Ferrovia Oeste / Leste "Fiol"

04 - HGLVF (ampliação e requalificação total)

05 - Novo Hospital Regional na Rodovia Ilhéus a Itabuna (no Banco da Vitoria)

06- Ponte  Estaiada de Ilhéus ao Pontal

07- Porto Sul

 

A ordenação a ser realizada a seguir tem como fato  gerador o grau de importância para a Bahia como um todo.

Porto Sul

 

Muita luta, assunto vastamente estudado e discutido que teve como conclusão um porto de estrutura internacional que atendesse a exportação de minérios e de produtos agropecuários e que teria dois terminais um para a BAMIN e o outro com acionistas em que o estado da Bahia participaria como minoritário, mas com o poder fiscalizador.

Por questões de recursos dado a situação da BAMIN, se sair do papel tudo leva a crer que será construído apenas um.
Ainda não saiu do papel.


Ferrovia Oeste/Leste "Fiol"


Projeto com 1.527 km de extensão ligando Figueirópolis em Tocantins e Porto Sul em Ilhéus-Bahia.

A Fiol a partir de Brumado tem dois projetos possíveis:

(A) um com destino a Ilhéus-Ba

(b) outro  destino - o Porto de Açu no Rio de Janeiro.


Abro aqui um espaço para registrar a luta de Wagner - Walter Pinheiro e Cesar Borges para manutenção da possibilidade "a", a chegada em Ilhéus.

No passado, no tempo do império, D.Pedro II contratou uma empresa inglesa para desenvolver um  projeto de construção de uma ferrovia ligando o Atlântico (Bahia) ao  Peru no Pacifico ,era mais bem traçado considerando os fatores geográficos e econômicos.

Hoje a noticia “Governo prepara plano para criar megaferrovia com China e Peru".

 Um corredor de trilhos entre o Atlântico e o Pacifico em obra estimada em R$30 bilhões em parceria da China-Brasil e Peru.

Essa Ferrovia saindo do Porto do Açu (RJ) passa por MG- GO- MT - RO - AC e dai segue para o Peru.

A todos os leitores dois questionamentos

O que será da Fiol? E o Porto Sul?

A gaveta, a burocracia e a desigualdade também será um fardo a ser carregado pelo PT que ultimamente faz dar tiro no ?

 

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