quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ilhéus :Obras prometidas, algumas iniciadas, outras discutidas ou perdidas no imenso oceano da burocracia governamental...



PARTE 2

Ponte Estaiada do Centro de Ilhéus ao Pontal.

Muito antes de uma resolução sobre o assunto, quando alguns políticos do município queriam a duplicação da Lomanto Junior apresentando soluções equivocadas para os gargalos resultantes da obra, eu sugeria uma Ponte Estaiada nas imediações do projeto atual.

Vou focar de forma resumida sobre o assunto.

Custo R$165 milhões destinados à construção da Ponte e do sistema viário em cada lado.

É evidente que esse recurso é insuficiente após a perda de tanto tempo para sua consumação.

Os recursos para Desapropriação terá verba própria estabelecida em Lei especifica.

Próximo ao Cristo, muitas placas com elementos informativos sobre a obra, o financiamento, a construtora e um bem organizado canteiro de visual bem atrativo e bonito.

E a obra? Essa Ponte sofreu atrasos por razões diversas. Desculpas, explicações que não justificam e a obra totalmente desativada.

A Construtora, empresa responsável pelas obras tem condições de retornar e desenvolver as duas frentes de trabalho, uma de cada lado da cabeceira da Ponte?

Aa perguntas são:

a)     A Ponte será construída em observância ao projeto publicamente anunciado?

b)    Qual o custo estimado hoje?

c)     Qual o órgão proverá os recursos necessários para sua concretização?

d)    Será uma Ponte eleitoreira, que voltará a ser badalada na mídia visando 2016?

Duplicação da BR 415 (Rodovia de Ilhéus a Itabuna)

Vai realmente acontecer?

Anseio antigo da região inicialmente imaginada como alargamento da estrada existente, isso desde 1974. Esse projeto se tornou inviável devido às aglomerações urbanas como o Banco da Vitoria e Salobrinho e as instituições como a UESC e IFBA, que estão as suas margens.

O projeto mais recente é de 2002 com 18 km de extensão à margem direita do rio Cachoeira, seguindo seu curso (se fosse regular), ou seja, no sentido de Itabuna para Ilhéus, com a construção de quatro pontes ligando as duas margens. Dados pesquisados dão conta que a verba garantida pelo PAC 2 estimava em R$150 milhões o seu custo, que certamente sofrerá um grande acréscimo.

Vou questionar com o endereço a respostas de quem pode informar ao maior interessado o povo habitante da região.

A)Como está atualmente o projeto, levando em conta as alterações solicitadas pelo INEMA?

Esse projeto vai sair do papel?

Qual o prazo para consumação da obra?

Qual o montante necessário para fazer a obra incluindo as ligações (dois semianel, um para a zona norte e outro para zona sul de Ilhéus atendendo as necessidades do fluxo de veículos de todos os tamanhos?

 Não esquecendo Itabuna que precisa de semianel viário ao sudeste da sede do município? E a nova via ,fora da zona urbana, que vai até a 101, e também a duplicação da 415 até Ferradas

Diante da atual crise o governo federal vai liberar os recursos?

Gente, levando em conta que os anseios transformados em projeto em 1974, sofreram alterações, modificações, ganhou uma logística diferente e tudo isso já tem 41 anos. resta uma pergunta:

Esse projeto vai sair do papel? Da prancheta ou dos anseios e sonhos?

 

 

 

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