PARTE 2
Ponte Estaiada
do Centro de Ilhéus ao Pontal.
Muito antes de
uma resolução sobre o assunto, quando alguns políticos do município queriam a
duplicação da Lomanto Junior apresentando soluções equivocadas para os gargalos
resultantes da obra, eu sugeria uma Ponte Estaiada nas imediações do projeto
atual.
Vou focar de
forma resumida sobre o assunto.
Custo R$165
milhões destinados à construção da Ponte e do sistema viário em cada lado.
É evidente que
esse recurso é insuficiente após a perda de tanto tempo para sua consumação.
Os recursos para
Desapropriação terá verba própria estabelecida em Lei especifica.
Próximo ao
Cristo, muitas placas com elementos informativos sobre a obra, o financiamento,
a construtora e um bem organizado canteiro de visual bem atrativo e bonito.
E a obra? Essa
Ponte sofreu atrasos por razões diversas. Desculpas, explicações que não
justificam e a obra totalmente desativada.
A Construtora, empresa
responsável pelas obras tem condições de retornar e desenvolver as duas frentes
de trabalho, uma de cada lado da cabeceira da Ponte?
Aa perguntas
são:
a)
A
Ponte será construída em observância ao projeto publicamente anunciado?
b)
Qual
o custo estimado hoje?
c)
Qual
o órgão proverá os recursos necessários para sua concretização?
d)
Será
uma Ponte eleitoreira, que voltará a ser badalada na mídia visando 2016?
Duplicação da BR 415 (Rodovia de
Ilhéus a Itabuna)
Vai realmente acontecer?
Anseio antigo da região inicialmente
imaginada como alargamento da estrada existente, isso desde 1974. Esse projeto
se tornou inviável devido às aglomerações urbanas como o Banco da Vitoria e
Salobrinho e as instituições como a UESC e IFBA, que estão as suas margens.
O projeto mais recente é de 2002 com
18 km de extensão à margem direita do rio Cachoeira, seguindo seu curso (se
fosse regular), ou seja, no sentido de Itabuna para Ilhéus, com a construção de
quatro pontes ligando as duas margens. Dados pesquisados dão conta que a verba
garantida pelo PAC 2 estimava em R$150 milhões o seu custo, que certamente
sofrerá um grande acréscimo.
Vou questionar com o endereço a
respostas de quem pode informar ao maior interessado o povo habitante da
região.
A)Como está atualmente o projeto, levando
em conta as alterações solicitadas pelo INEMA?
Esse projeto vai sair do papel?
Qual o prazo para consumação da obra?
Qual o montante necessário para fazer
a obra incluindo as ligações (dois semianel, um para a zona norte e outro para
zona sul de Ilhéus atendendo as necessidades do fluxo de veículos de todos os
tamanhos?
Não esquecendo Itabuna que precisa de semianel
viário ao sudeste da sede do município? E a nova via ,fora da zona urbana, que
vai até a 101, e também a duplicação da 415 até Ferradas
Diante da atual crise o governo
federal vai liberar os recursos?
Gente, levando em conta que os anseios
transformados em projeto em 1974, sofreram alterações, modificações, ganhou uma
logística diferente e tudo isso já tem 41 anos. resta uma pergunta:
Esse projeto vai sair do papel? Da prancheta
ou dos anseios e sonhos?
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