terça-feira, 5 de maio de 2015

Braskem assina protocolo de intenções com o Governo da Bahia para fomentar cadeia termoplástica

 

Camaçari Notícias

Feiplastic 2015: Braskem assina protocolo de intenções com o Governo da Bahia para fomentar cadeia termoplástica

O governador do Estado, Rui Costa assinará o documento no dia 5 de maio, às 14h, no estande da Braskem na Feiplastic 2015, principal feira do setor plástico da América Latina

Nesta terça-feira, 5, a Braskem assinará um protocolo de intenções com o Governo da Bahia, que envolverá também o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sindicato da Indústria do Material Plástico da Bahia (Sindiplasba). O objetivo é integrar e alinhar esforços institucionais, visando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de políticas públicas e programas que estimulem a competitividade do setor de transformação de plásticos na Bahia. A assinatura do protocolo ocorrerá às 14h, no estande da Braskem na Feiplastic 2015 – uma das principais feiras do setor do plástico na América Latina – e contará com a presença do governador do Estado, Rui Costa.

Com a assinatura do protocolo, pretende-se criar uma governança institucional com ampla participação de atores públicos e privados envolvidos diretamente com a atividade produtiva do setor de transformação de plásticos. Com isto, estabelecer uma agenda articulada de ações com metas, prazos, responsáveis e fontes de financiamento a serem pactuada entre as partes, podendo ser desdobrada em termos específicos de cooperação.

“O fomento da cadeia de transformação de plásticos é importante para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento mais equilibrado entre as diversas regiões da Bahia. Além disso, contribui para a competitividade das pequenas empresas, através da inserção no mercado internacional”, destaca Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

O protocolo prevê, ainda, estimular o associativismo entre as empresas do setor, especialmente as micro e pequenas empresas, priorizando ações cooperativas no âmbito da inovação, produtividade e exportação.
 
 Também terá foco o fortalecimento da imagem do plástico como solução sustentável para a sociedade e sua importância como vetor de desenvolvimento social e econômico, em termos de geração de empregos qualificados e agregação de valor.

Criar condições para atração e desenvolvimento de novos negócios e investimentos na cadeia termoplástica baiana é fundamental para aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) industrial e geração de emprego.
 
 Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Bahia, o setor de transformação de plásticos ocupa a sétima posição nacional em número de estabelecimentos industriais e na geração de empregos, com 293 empresas e cerca de 11 mil empregados diretos com predominância de micro, pequenas e médias empresas (aproximadamente 97%).

Na economia do estado, o setor representa, junto com o segmento de borrachas, 4,9% do PIB da indústria de transformação baiana (PIA 2012, IBGE) e é responsável por 5,8% do total das exportações de plásticos e borrachas do estado da Bahia.
 
 Com relação ao consumo de resinas, a Bahia apresentou uma taxa de crescimento de 12%, tendo avançado mais do que o consumo médio nacional em 2013, que foi de 9%.
  


      

Nenhum comentário: