segunda-feira, 25 de maio de 2015

EX-SENADOR RESSALTA NECESSIDADE DE LIGAR FERROVIA OESTE-LESTE A TRANSOCEÂNICA

 
Fonte:Bahiaeconomica
25/05 - 10:31hs -

O ex-senador e ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Waldeck Órnellas, alertou, em artigo publicado nesta segunda-feira no jornal Correio, para a necessidade de interligar a Ferrovia Oeste-Leste com a ferrovia Transocêanica, que seria financiada pelos chineses.
O Bahia Econômica já havia alertado para a questão  o Onellas lembra a necessidade de ligação entre a Fiol e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste - FICO, na altura de Campinorte, de acordo com o antigo Plano Nacional de Viação. O hoje senador Otto Alencar também defendia essa posição.

O ex-senador lembra que há um traçado proposto, ligando a Fico com o Porto de Açu, no Rio de Janeiro que consolidaria a concentração da economia brasileira no Sudeste do país e Que a ligação da Fiol com a Fico reduziria a dependência do Porto Sul aos minérios.

E conclui afirmando: “Isso é mais relevante quando se sabe que estudos recentes tem regatado a ênfase na importância da Baía de Todos os Santos como o local mais apropriado, na costa atlântica, para a implantação de um moderno porto de águas profundas, capaz de receber navios de grande porte, cuja inexistênciatem inibido a expansão de nossa economia.

Veja Também:  
Um novo traçado para a Ferrovia Oeste-Leste 

Nenhum comentário: