sexta-feira, 29 de maio de 2015

Brasil bate Cuba em Havana e conquista Pan-Americano feminino de handebol pela 9ª vez

Seleção de handebol tinha passado pela
Argentina na semifinal

A seleção brasileira de handebol chegou a uma conquista brilhante na noite desta quinta-feira. A equipe canarinho, comandada pelo técnico dinamarquês Marten Soubak, venceu Cuba por 26 a 22 na casa das adversárias, a capital Havana, e se sagrou campeã pela nona vez do Pan-Americano feminino da modalidade, sendo o terceiro título seguido.

A competição, que acontece a cada dos anos desde 2005, teve suas seis últimas finais realizadas entre Brasil e Argentina. Mas não dessa vez, pois a seleção despachou as arquirrivais sul-americanas na semifinal, enquanto as anfitriãs bateram a equipe de Porto Rico para chegar a decisão.

Antes, na primeira fase, as brasileiras se classificaram ao vencer todos os seus jogos no Grupo A, contra Estados Unidos, Venezuela, Groenlândia, Porto Rico e Paraguai.

Mesmo sem algumas de suas principais jogadoras, o Brasil conquistou o título em momento de reta final de preparação aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que será realizado em território canadense entre os dias 10 e 26 de julho.

O maior desafio da temporada, entretanto, é o Mundial da Dinamarca da modalidade, a ser disputado no fim do ano.

A conquista obtida nesta quinta-feira evidencia ainda mais o domínio histórico do Brasil na competição. Criado em 1986, o torneio já teve 13 edições até o momento, sendo nove delas conquistadas pela equipe canarinho (1997, 1999, 2000, 2003, 2005, 2007, 2011, 2013). As outras foram vencidas por Estados Unidos (duas vezes), Canadá e Argentina, que interrompeu sequência de seis ouros do Brasil em 2009.
Publicado pelo Uol

Nenhum comentário: