sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Produção de petróleo no Brasil em junho bate recorde, diz ANP

08 agosto 2014

O volume superou o recorde anterior, de 2,231 milhões de barris diários, alcançado em janeiro de 2012

A produção de petróleo no Brasil aumentou 6,9% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, alcançando 2,246 milhões de barris de petróleo por dia, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume superou o recorde anterior, de 2,231 milhões de barris diários, alcançado em janeiro de 2012. Na comparação com maio deste ano, a alta foi de 2,6%.

Ainda segundo os dados da ANP, a produção de gás natural também registrou elevação nos dois tipos de comparação, avançando 8,2% em relação a junho de 2013 e 2,4% frente a maio, a 86,6 milhões de metros cúbicos. Somadas, os dois combustíveis alcançaram produção de 2,79 milhões de barris de óleo equivalente diários
.
No Rio, 1,7 milhão de barris diários - A maior parte da produção veio do Rio de Janeiro, que respondeu por 67,8% do resultado nacional. Em junho, os poços fluminenses produziram 1,708 milhão de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) diários, uma alta de 2,74% em relação a maio e de 1,76% na comparação com junho do ano passado.

No mês retrasado, a produção de petróleo ajudou a salvar o desempenho da indústria no estado, segundo dados divulgados na quarta-feira pelo IBGE. Puxado pela produção de óleos e derivados, o setor cresceu 5,4% em junho, frente a maio, recuperando parte da perda acumulada de 7%, registrada nos últimos três meses.

Pré-sal: alta de 6,2% - A ANP informou ainda que a produção no pré-sal teve alta de 6,2% em relação ao mês anterior, alcançando 583,2 mil barris de óleo equivalente por dia. Em junho, houve exploração em 33 poços localizados em águas profundas.

A agência também informou que a maioria (90,4%) da produção de petróleo e gás no país em junho foi proveniente de campos operados pela Petrobras. O campo de Roncador, na bacia de Campos, foi o campeão, com média de 256,2 mil barris por dia. Entre os produtos de gás natural, lidera o ranking o campo de Mexilhão, na bacia de Santos, com média de 6,6 milhões de metros cúbicos em junho.
 
Fonte: Secom

Nenhum comentário: