Localizado em Maragogipe e com investimentos de R$ 2,7 bilhões, Enseada Naval emprega hoje 5,5 mil pessoas
Com investimentos
de R$ 2,7 bilhões e empregando atualmente em seu canteiro de obras
5.500 trabalhadores, o estaleiro Enseada Indústria Naval, em Maragogipe,
na borda do Paraguaçu, está em fase final de montagem de um dos mais
altos guindastes do mundo, o superguindaste Goliath, com 150 metros de
altura - o equivalente a um prédio de 50 andares - 143 metros de
comprimento, 7 mil toneladas e capacidade para içar cargas de até 1,8
mil toneladas.
Composto de módulos de até 500
toneladas, o Goliath conta com uma equipe diversificada para sua
montagem. A complexidade da operação consiste no içamento de peças de
grande volume em altitudes elevadas. Participam da empreitada 64
profissionais de cinco nacionalidades diferentes, que atuam em uma das
maiores operações desse tipo já realizadas no mundo. Quando estiver a
plena capacidade de produção, em 2015, a Bahia vai possuir um dos
estaleiros mais modernos do mundo.
O superguindaste Goliath vai garantir
maior produtividade ao estaleiro de Maragogipe, já que é capaz de montar
megablocos, como se fosse peças de um Lego - brinquedo criado pelo
dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, cujo conceito se baseia em partes que
se encaixam permitindo inúmeras combinações. Em operação, o equipamento
permitirá erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios-sonda.
De acordo com Humberto Rangel, diretor
de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Enseada, o
equipamento deve estar montado até o final de agosto, iniciando a fase
de testes operacionais em novembro. “A magnitude de um projeto
desafiador para o estaleiro, como a construção de sondas para a
exploração do petróleo do pré-sal, requereu a necessidade de um
investimento grandioso em engenharia”, destaca Rangel.
Adquirido da empresa finlandesa Konecranes Finland Corporate, as peças estão sendo montadas na própria Finlândia e nas suas unidades localizadas na China e na Coréia do Sul. Elas estão sendo trazidas até Maragogipe em etapas diferentes a bordo de navios oriundos desses países.
Adquirido da empresa finlandesa Konecranes Finland Corporate, as peças estão sendo montadas na própria Finlândia e nas suas unidades localizadas na China e na Coréia do Sul. Elas estão sendo trazidas até Maragogipe em etapas diferentes a bordo de navios oriundos desses países.
Para o secretário da Indústria, Comércio
e Mineração, James Correia, o estaleiro de Maragogipe vai mudar
radicalmente a economia de todo o Recôncavo baiano. “Os baianos precisam
saber que está em curso uma revolução econômica no Recôncavo. Onde
antes só havia empregos no pequeno comércio e na pesca artesanal, hoje
são oferecidos milhares de postos de trabalho e diversas oportunidades
na prestação de serviços, como hospedagem, alimentação, transporte,
segurança, educação e saúde”, disse James.
O estaleiro Enseada Indústria Naval é
uma empresa formada pela Odebrecht, OAS, UTC e pela gigante japonesa
Kawasaki para atuar na construção e integração de unidades offshore,
como plataformas, sondas de perfuração e FPSOs (sigla em inglês de
unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência).
Localizado às margens do Rio Paraguaçu,
na baía do Iguape, ocupando uma área de 1,6 milhão de metros2, o Enseada
tem como cliente a Sete Brasil, que contratou a fabricação de seis
navios sonda de exploração do petróleo na camada pré-sal. Quando estiver
em plena atividade, o estaleiro poderá processar 36 mil toneladas de
aço por ano.
O navio-sonda Ondina será o primeiro
equipamento a ser construído, ao custo de US$ 800 milhões. Além do
Ondina, o Enseada tem em carteira a construção de mais cinco
navios-sondas: Pituba, Boipeba, Interlagos, Itapema e Comandatuba, com
entrega escalonada até 2020.Fonte:SICM
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