sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Governador e presidente Dilma visitam laboratórios do Cimatec em Salvador

 

Na Bahia, 400 mil pessoas se matricularam em algum curso oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador, é uma das instituições parceiras da iniciativa. Aproximadamente 3,5 mil alunos estão matriculados na unidade, localizada em Piatã. Destes, cerca de 2,2 mil participam de cursos técnicos. O governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff visitaram a instituição, na tarde desta sexta-feira (29), e se reuniram com alunos do Pronatec. 

Atualmente, o Cimatec em Salvador tem 3.526 alunos, dos quais, 28,92% - aproximadamente mil- são contemplados pelo Pronatec, que oferece cursos gratuitos. Quase 90% dos participantes na Bahia são negros, 60,7% são mulheres e quase 65% são jovens.

De acordo com o coordenador do curso de engenharia mecânica do Cimatec, Guilherme Souza, os cursos ministrados no local atendem às necessidades do mercado de trabalho baiano, principalmente da indústria. “Nossos cursos são pensados de maneira a envolver atividades práticas e que integrem conhecimento, sem descuidar da formação teórica”.

Cursos oferecidos

No campus são oferecidos 44 cursos técnicos, seis de bacharelado em engenharia e cinco de graduação tecnológica voltados para a indústria. O centro é vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai). Em 60 cidades baianas, um total de 53,6 mil matriculados no Senai Bahia são beneficiários do Pronatec.

Um dos beneficiados pelo Pronatec na Bahia, Fabrício dos Reis, 18 anos, diariamente sai do bairro de Monte Serrat para participar das aulas do curso de petroquímica, em Piatã. “[O Cimatec] é referência na América Latina, e este foi um dos motivos para agregar valor ao meu currículo. Aqui tem professores qualificados, a estrutura é ótima. Isso coopera para que eu tenha bom aprendizado e seja um ótimo profissional no futuro”. 
Fonte:Agecom

Nenhum comentário: