quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bahia é destaque no ranking das 'PMES que mais crescem"

Dez empresas baianas figuram na lista das 250 que registraram maior aumento de receita líquida nos últimos três anos

A Deloitte, empresa de consultoria e auditoria, em parceria com a revista Exame PME, divulgou a 9ª edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem”, tendo mais uma vez a Bahia como destaque na região Nordeste. Este ano, dez empresas baianas aparecem no ranking das 250 organizações que registraram maior aumento de receita líquida ao longo dos últimos três anos (2011, 2012, 2013).
As empresas familiares são predominantes mais uma vez, com 75% de participação. Entre os setores de atuação, destaca-se o de Serviços de Tecnologia de Informação, que responde sozinho por mais de um quarto da amostra (27%). Construção (20%) e Alimentos e bebidas (8%).
A participação das empresas emergentes no comércio exterior ainda é pequena – menos de 40% declararam realizar importações ou exportações nos últimos três anos.
Apesar de serem, em grande parte, empresas novas, as emergentes do setor de tecnologia apresentam, além de vigoroso crescimento, práticas consolidadas de comunicação e gestão – muito por conta do interesse natural de parte delas em criar valor para uma eventual futura venda, fusão ou aporte de recursos, como é natural deste mercado.
Refletindo uma tendência natural e já esperada, os resultados revelam que as empresas com mais anos de atuação tendem a apresentar as menores taxas de crescimento. A pesquisa também mostra que as empresas de menor porte apresentaram maiores taxas de crescimento e de margem de lucro.
No ranking das 10 pequenas e médias empresas que mais crescem na região Nordeste do Brasil quatro são empresas baianas: Translogistics (1ª colocada), N&A (5ª) Qualidados (7ª) e MA.Almeida Engenharia (8ª). Pernambuco aparece com cinco destaques e Alagoas com um. As empresas de melhor desempenho foram incluídas em um ranking publicado na revista Exame PME.
Fonte: Bahia Economica

Nenhum comentário: