sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Uma cidade lembrada...a cidade vista como é hoje...uma cidade como precisa acontecer...


Faz muitos anos eu andei de bonde, nos abertos, fechados,apelidados de sossega leão, andei de marinete, de Trólebus ( ônibus elétrico,rodagem de pneus, com cabos suspensos buscando a energia em contato com os fios),andei de micro-ônibus feitos lotação (todos sentados) andei de Kombi (havia frotas regulamentadas para o atendimento de cada bairro) andei de Frescão (lotação sentada com ar refrigerado) e tudo isso faz muito tempo...Essa cidade lembrada é Salvador. Com suas ruas estreitas, com o sistema viário quase que restrito as parte altas e ao comércio que ia do Elevador Lacerda a Ribeira. Só depois as primeiras avenidas e outras mais e mais outras e hoje o nosso sistema de transporte carece de projetos, mais projetos, ousadia de pensar grande, de vencer obstáculos e transformar a estressante cidade que hoje é numa metrópole de transporte público de alta qualidade pois quem lucrará mais será o usuário do automóvel.

As vezes sou chato, enervante por voltar a comentar e repetir, voltar a postar sobre as nossas gritantes necessidades de ter uma mobilidade urbana a nível de uma das maiores cidades da América Latina.

Entretanto as ações construtivas tem que ser voltadas para Metrôs, linhas exclusivas para ônibus e pista para média e alta velocidade para automóveis como acontece nas principais cidades da Europa e tudo isso sem esquecer da possibilidade da implantação do transporte náutico e de ciclovias.

Com ou sem Copa do Mundo a cidade de Salvador há anos precisava de uma metamorfose total em seu sistema viário e ainda agora seus habitantes clamam aos governantes que precisam transformar os engavetados projetos apontados como futuristas no próximo passo para estimular ao povo caminhar, andar de trem, de ônibus, de moto, de bicicleta e de automóvel, sem medo, sem retardo no transito e sem estresse.

Divagações. Absolutamente não, essa é uma situação palpável, fácil de acontecer. Sendo o bastante de que os travadores do desenvolvimento, dos guetos do atraso, se junte aos incentivadores de obras como a Via Expressa Baia de Todos os Santos, da Ponte de Salvador a ilha de Itaparica, da Avenida Atlântica, e outras tantas que a cidade precisa e se não desejarem ajudar simplesmente não atrapalhem.

Mencionei acima bicicleta...projeto Cidade Bicicleta.

Visando a mobilidade urbana para a Copa de 2014 e uso posterior para o trabalhador, o desportista, a população em geral e o turista, tomei conhecimento da existência de um projeto que transformará a cara da cidade.

Há previsão de construção de 217 km de Ciclovias em Salvador e Lauro de Freitas, com a possível distribuição:

80 km em região de intervenção direta a exemplo do Acesso Norte (antiga Rótula do Abacaxi) a Lauro de Freitas, passando pelo Aeroporto e estendendo as vias alimentadoras da Linha do Metrô;

137 km de ciclovias em regiões indiretas (não conheço o projeto)

As obras estão estimadas em R$41 milhões e com anúncios publicados pelas secretarias do governo do Estado, a SECOPA e a SEPLAN e que devem começar em 2012.

Umas perguntas: Quando sairá do papel?

Qual a origem dos recursos?

A cidade Bicicleta será integrada ao novo sistema viário de Salvador- Lauro de Freitas e terá locais apropriados para o estacionamento e sua guarda e certamente vai alavancar a mobilidade urbana.

Será ousar perguntar se existe em Ilhéus algum projeto que beneficie o usuário de bicicleta?

A futura ponte de Ilhéus ao Pontal tem em seu projeto espaço reservado para tal fim?

Com a palavra quem de direito se houver interesse em satisfazer uma necessidade da cidade.

É só... e feliz Carnaval, com PAZ, Saúde e alegria de todos os ritmos e sons e viva o maior Carnaval em participação popular do mundo...o Carnaval de Salvador.

Nenhum comentário: