sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Governo do Estado e Anatel debatem melhorias nos projetos de telefonia


A expansão no sistema de telefonia na Bahia, com foco nas camadas menos favorecidas da população, nos pequenos municípios, a ser atendido com tecnologia de ponta, a exemplo do 3G, foi discutida durante reunião entre representantes da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel e do governo do Estado, na última quarta-feira, 2, na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Seinfra.

Segundo o diretor de Comunicações da Seinfra, Robério Ronald, as solicitações junto à Anatel devem ser mais ágeis. “Estamos nos reunindo, também, para que toda a tramitação do processo de solicitação e realização dos serviços seja realizada com mais agilidade, se possível até a criação de um novo sistema operacional”, pontuou Ronald.

Outra medida que deve ser adotada, segundo o gerente regional da Anatel, Fernando Ornelas, de grande importância para o desenvolvimento do Estado, é o uso da tecnologia 3G na área de Educação, nos municípios e povoados do interior.

“É outra meta. Com isso será possível à criação de um sistema Estadual de acompanhamento do rendimento escolar dos alunos da rede publica, melhorando, assim, a qualidade do ensino e do investimento em educação nessas localidades”, disse o gerente, ressaltando, ainda, o compromisso das operadoras com a ANATEL, em relação ao serviço de roaming, que ocorre quando o usuário do telefone celular encontra-se fora da localidade geográfica onde foi registrado.

Segundo o gerente Fernando Ornelas é previsto no edital o emprego da tecnologia 3G nas localidades que tenham acima de 30 mil habitantes, sendo que as empresas Vivo e Claro já ativaram o serviço, enquanto as demais seguem o mesmo caminho, embora não oficializado.


Outro ponto importante debatido durante a reunião foi à possibilidade da liberação de licenciamento de transmissão ser realizado pela Anatel, medida ainda está em tramitação no Ministério das Comunicações, em Brasília.

Dentre as iniciativas já adotadas para a melhoria do sistema de telefonia , destacam-se a implantação do telefone de uso público, conhecido popularmente como “orelhão”, em pontos remotos do interior do Estado, bem como a implantação do programa de universalização das comunicações, através do Serviço Móvel Pessoal , abrangendo 99,52% dos municípios baianos.

Também já disponível para os usuários do bolsa família, o Acesso Individual Classe Especial (Aice), programa do Governo Federal, onde qualquer família inscrita tem tarifa de assinatura da telefonia fixa reduzida, foi abordado durante a reunião, bem como o programa, em tramitação, que prevê o acesso ao serviço de internet banda larga, a preço popular.


Ascom/Seinfra.
Em 3/01/2012.

Nenhum comentário: