Há alguns anos a Prefeitura de Salvador sonhou com pistas
exclusivas para ônibus e o projeto não foi adiante, embora ainda existam sinais
de como seria a obra com colunas levantadas em área próxima à estação da Lapa e
um pequeno trecho de pistas construídas na Avenida Vasco da Gama até as
proximidades da entrada da Avenida Ogunjá.
Mais recentemente se voltou a comentar, falar, sobre BRT com
edição de Revistas com o titulo de Salvador em Movimento, que tratava com
seriedade sobre a mobilidade urbana de nossa linda e de tráfego estressante
capital da Bahia, a bela Salvador.
É sabido que a Mobilidade Urbana é prioridade para uma
cidade que é a 3ª em população do país e que teve o lançamento de um programa
de Procedimento de Manifestação de Interesses (PMI) como marco inicial para a
solução do maior conjunto de obras públicas envolvendo os municípios de
Salvador e Lauro de Freitas, com obras a serem tocadas com recursos do governo
federal, estadual e municipal afora recursos privados.
As importantes obras a serem realizadas em Salvador têm
dentre elas sob a responsabilidade da Prefeitura de Salvador a complementação
do metrô linha I que no momento tem 6 km realizados que vai da Lapa a antiga Rótula
do Abacaxi ou Acesso Norte e daí a Pirajá com mais 6 km .
E aí cabem algumas perguntas:
Há recursos para a construção dessa etapa?
Quando serão iniciadas as obras?
Há projeto e recursos para o prolongamento até Cajazeiras
dessa linha do Metrô?
Uma coisa é verdade Salvador em relação a muitas capitais no
que concerne a Mobilidade Urbana está com considerável atraso.
Segundo noticias do Estado será construído a Linha II do
Metrô que vai do Acesso Norte (interliga a Linha I) através o grande canteiro
central da Avenida Paralela e chegará a Lauro de Freitas, passando pelo
aeroporto e que nessas intervenções construtivas os investimentos estão orçados
em 2,6 Bilhões de reais, dos quais a previsão desses recursos tem origem do
governo federal no valor de R$1 Bilhão, 600 milhões de reais representando a
parcela do estado e 1 Bilhão de recursos de origem da iniciativa privada.
Então mais uma vez cabem algumas perguntas:
Quais os projetos dessa linha do Metrô, inclusive as Estações
e quantas serão elas no trajeto?
Quando serão feitas as licitações?
Qual o prazo determinado para o inicio das obras?
Serão entregues antes do grande evento da Copa do Mundo de
2014?
Sei perfeitamente que nesse período tudo está voltado para a
maior festa popular do mundo o “Carnaval” da Bahia; mas nem por essa forte razão
de interesse popular, eu poderia deixar passar o comentário sobre as grandes
necessidades do Sistema Viário de Salvador ganhar intervenções construtivas que
procure destravar o estressante meio de locomoção de uma cidade que cresce em
população e em número de veículos em circulação com um Sistema Viário com
atraso de no mínimo 20 anos para ideal de um país emergente em busca de
alcançar um lugar entre as maiores nações do mundo.
Voltarei a tratar em breve sobre o assunto.
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