quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mobilidade Urbana tem que sair do papel...


Há alguns anos a Prefeitura de Salvador sonhou com pistas exclusivas para ônibus e o projeto não foi adiante, embora ainda existam sinais de como seria a obra com colunas levantadas em área próxima à estação da Lapa e um pequeno trecho de pistas construídas na Avenida Vasco da Gama até as proximidades da entrada da Avenida Ogunjá.
Mais recentemente se voltou a comentar, falar, sobre BRT com edição de Revistas com o titulo de Salvador em Movimento, que tratava com seriedade sobre a mobilidade urbana de nossa linda e de tráfego estressante capital da Bahia, a bela Salvador.
É sabido que a Mobilidade Urbana é prioridade para uma cidade que é a 3ª em população do país e que teve o lançamento de um programa de Procedimento de Manifestação de Interesses (PMI) como marco inicial para a solução do maior conjunto de obras públicas envolvendo os municípios de Salvador e Lauro de Freitas, com obras a serem tocadas com recursos do governo federal, estadual e municipal afora recursos privados.
As importantes obras a serem realizadas em Salvador têm dentre elas sob a responsabilidade da Prefeitura de Salvador a complementação do metrô linha I que no momento tem 6 km realizados que vai da Lapa a antiga Rótula do Abacaxi ou Acesso Norte e daí a Pirajá com mais 6 km.
E aí cabem algumas perguntas:
Há recursos para a construção dessa etapa?
Quando serão iniciadas as obras?
Há projeto e recursos para o prolongamento até Cajazeiras dessa linha do Metrô?
Uma coisa é verdade Salvador em relação a muitas capitais no que concerne a Mobilidade Urbana está com considerável atraso.

Segundo noticias do Estado será construído a Linha II do Metrô que vai do Acesso Norte (interliga a Linha I) através o grande canteiro central da Avenida Paralela e chegará a Lauro de Freitas, passando pelo aeroporto e que nessas intervenções construtivas os investimentos estão orçados em 2,6 Bilhões de reais, dos quais a previsão desses recursos tem origem do governo federal no valor de R$1 Bilhão, 600 milhões de reais representando a parcela do estado e 1 Bilhão de recursos de origem da iniciativa privada.
Então mais uma vez cabem algumas perguntas:
Quais os projetos dessa linha do Metrô, inclusive as Estações e quantas serão elas no trajeto?

Quando serão feitas as licitações?
Qual o prazo determinado para o inicio das obras?
Serão entregues antes do grande evento da Copa do Mundo de 2014?

Sei perfeitamente que nesse período tudo está voltado para a maior festa popular do mundo o “Carnaval” da Bahia; mas nem por essa forte razão de interesse popular, eu poderia deixar passar o comentário sobre as grandes necessidades do Sistema Viário de Salvador ganhar intervenções construtivas que procure destravar o estressante meio de locomoção de uma cidade que cresce em população e em número de veículos em circulação com um Sistema Viário com atraso de no mínimo 20 anos para ideal de um país emergente em busca de alcançar um lugar entre as maiores nações do mundo.
Voltarei a tratar em breve sobre o assunto.

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