segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Desigualdade não...


O Brasil mudou e continua mudando...mas de forma muito tímida para reduzir a gritante desigualdade.

É verdade que pode-se fundamentar opinião como por exemplo: “nada de que foi será” e ou águas passadas não movem moinho.

Nada disso é incorreto, contudo o passado com seus erros e acertos nos coloca agora e hoje é o momento de direcionar os planejamentos para a consumação das grandes realizações, pois o futuro é inevitável e o tempo tem que ser aproveitado sem hesitação, com paciência, com inteligência e habilidade, na medida certa de poder concretizar,reavaliando as ações,estimulando o querer e fazer no tempo certo.

“ O tempo é o período que existe nas coisas que fazemos” e o governo da Bahia tem que formatar todos seus projetos abrangentes aos vetores que expressa nossas necessidades em decorrência da desigualdade dispensada pelo poder central em relação aos investimentos praticados nas regiões sudeste, sul e centro oeste comparando com as aplicações de recursos feitas na Bahia.

Os vetores aos quais fiz alusão acima são: Educação( 3,8 milhões de crianças e jovens brasileiros em idade escolar,que atravessaram 2010 fora de qualquer colégio e à margem do processo educativo – isso é mais do que a população do Uruguai,por exemplo,conforme informação do Movimento Todos para a Educação,publicação de Isto É) – Infraestruturas ( aeroportos, estradas de rodagem,ferrovias,mobilidade urbana, portos,energia e comunicação) – Justiça – Saúde - Segurança e Trabalho.

Efetivamente enquanto o Estado de Pernambuco estuda a construção de um novo aeroporto ao norte do Estado em município na divisa com a Paraíba, cuja a destinação inicialmente seria para o transporte de carga, tanto na entrada,bem como na saída,seria de fácil manejo também para uso de passageiros.

Enquanto isso a Bahia não conseguiu até o momento a aprovação e liberação de recursos para a construção de mais uma pista no aeroporto de Salvador e muito menos a liberação da licença ambiental para a construção do Porto Sul,integrante do Complexo Intermodal, do qual a Ferrovia Oeste-Leste.

Todas nossas necessidades sofrem considerável atraso para a sua consumação, inclusive a Via Expressa Baia se Todos dos Santos (comentarei sobre esse assunto em breve).

Diante de tanta vagareza, algumas perguntas que precisam esclarecimentos:

Quando será iniciada a obra do Metrô linha II.

Quando vai ser concluída a Via Expressa Baia de Todos os Santos

Nenhum comentário: