Há quem só faça comentários sobre a
Ferrovia Oeste/Leste e Porto Sul quando vincula a noticia a exportação de
minério de Ferro.
Por ignorância sobre a importância
desses empreendimentos para Matogrosso, Goiás, Tocantins e Bahia principalmente
focando a agricultura do oeste baiano, principalmente Luiz Eduardo Magalhães,
São Desiderio e Barreiras.
E sobre esse último assunto houve um
aumento notável da área cultivada com o acréscimo de 10% dos 2 milhões de
hectares com a produção de uma safra incrível.
E o que se observa hoje em relação à
logística de transportes na região?
A BR-242 no trecho do município de
Luiz Eduardo, com movimentação intensa, apresenta uma rodovia carecendo de
melhor sinalização, esburacada, o que não deixa de ser uma fonte de
preocupação.
Aliada
a necessidade de uma maior atenção do governo federal com essa estrada se faz preciso uma ação construtiva
rápida para a construção da Ferrovia
Oeste/Leste.
E
dando um salto de maior envergadura é justo a rápida consumação o planejamento
final e construção do SVO, inclusive a Ponte Salvador a Itaparica, que
encurtará a distância entre o Oeste e Salvador com Porto com previsão de
ampliação.
É
evidente que Ilhéus e todos os municípios que integram a rota dos trilhos da
Ferrovia Oeste/Leste com ponto final no Porto Sul, vão auferir grandes
benefícios na expansão de suas economias.
A
logística do transporte não cria concorrências e sim ajudam alavancar o
desenvolvimento. É o que tenho a dizer.
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