domingo, 1 de agosto de 2010


NOTÍCIAS - Desenvolvimento

Entregues viadutos da Via Expressa Baia de Todos os Santos

Os dois primeiros viadutos da Via Expressa Baia de Todos os Santos, que ligam o Retiro ao Iguatemi e o Iguatemi ao Retiro foram abertos neste fim de semana e devem receber em média 40 mil veículos por dia.
São cerca de 340 metros de comprimento em cada sentido e 8,80 de largura com duas pistas de cada lado, o que vai facilitar o trânsito e acabar com os engarrafamentos no local.“Essa é a primeira parte da obra da Via Expressa a ser entregue a população.
A previsão é que no fim de setembro a antiga Rótula do Abacaxi esteja concluída, com os seis viadutos que vão integrar a Via Expressa”, afirmou o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas.
No sábado (31), O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, visitaram a obra. Segundo o Ministro “Com essa liberação, já vamos sentir uma melhora importante no trânsito da região. Inclusive queria agradecer a paciência da população com os transtornos, que sempre são causados por grandes obras e dizer que tudo isso vai ser reverter em benefícios duradouros para Salvador”, disse o ministro.
Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, afirmou que “a obra está seguindo o cronograma normal e não há grandes atrasos. Em setembro entregamos a Rótula pronta à população”.
A cada semana a construtora responsável pela construção vai enviar um relatório com os cronogramas atualizados para a Conder.
A secretária da Casa Civil lembrou que com a conclusão destes primeiros viadutos o trabalho no canteiro vai ser facilitado. “Com a entrega desses dois viadutos, as máquinas e operários vão ter mais facilidade e espaço para trabalhar o que agiliza a finalização das outras etapas”.
Operários e população comemoram entrega de viadutos
Os aplausos e a emoção dos operários quando os primeiros carros cruzaram o viaduto que liga o Retiro ao Iguatemi, na Via Expressa Baia de Todos os Santos, marcou a entrega da primeira parte da obra neste fim de semana. Depois de trabalhar durante mais de seis meses, o ajudante José Antônio se sentiu orgulhoso ao ver o primeiro ônibus entrar na pista. “Eu não ando de carro, por isso queria ver o primeiro ônibus passar. Estou feliz em saber que deu tudo certo e que agora quem for ao trabalho não vai mais enfrentar aquele engarrafamento dentro de um ônibus neste trecho”, disse Zé Antônio como é conhecido entre os colegas.O motorista de ônibus, Joelmar Conceição, que já havia cruzado os viadutos nos dois sentidos, acha que a obra ficou muito boa e quer esquecer os engarrafamentos que tanto atrasavam as viagens. “Às vezes perdia mais de 40 minutos só para cruzar a rótula, com esses viadutos e sem as sinaleiras está tudo fluindo mais rápido e acho que esse problema acabou”.
Via Expressa acaba com problemas de Trânsito
Não é a toa que o local se chamava Rótula do Abacaxi. São quatro grandes avenidas se encontrando em mais de oito cruzamentos, sinaleiras, retornos, um verdadeiro labirinto que confundia os motoristas desavisados e provocava engarrafamentos gigantescos.
Para descascar esse abacaxi e facilitar a chegada de mercadorias até o porto de Salvador, o governo do estado em parceria com o governo federal está construindo a Via Expressa Baia de Todos os Santos, que liga a BR-324 ao terminal marítimo e redesenhando o trânsito na Rótula.
Com investimento de mais de R$ 380 milhões, a obra já é considerada a maior intervenção de infraestrutura viária da capital. A Via Expressa Baia de Todos os Santos terá 4,3 mil metros, passando por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo dos Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, até chegar à Ladeira do Cabula, alcançando a BR-324.
No percurso, haverá três túneis, quatro passarelas, seis elevados, uma ciclovia, 35,5 mil metros de passeio e 23,2 mil metros de pista de rolamento com dez faixas de trânsito, sendo quatro exclusivas para veículos de cargas.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: