quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ministério dos Transportes
11/08/2010 as 18:40H
Ministro defende expansão ferroviária
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou nesta quarta-feira (10), do IV Brasil nos trilhos, evento promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, ANTF. O evento contou com a presença de executivos do setor ferroviário, parlamentares, representantes do governo federal, acadêmicos e operadores logísticos.
Paulo Sérgio Passos disse que o transporte ferroviário é o grande destaque da agenda do Governo Federal, assim como da iniciativa privada. "Por conta disso, nós redesenhamos a malha ferroviária brasileira e esse redesenho procura organizar um sistema de alta capacidade para o transporte de cargas", contou.
O deputado Milton Monti, Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, ressaltou o atual trabalho feito pelo Ministério dos Transportes. "O Ministro Paulo Sérgio e sua equipe têm se dedicado muito em fazer toda a interligação modal no transporte do nosso país", elogiou.
Segundo o Ministro, o objetivo é mudar a matriz de transporte do país, uma vez que o transporte ferroviário é dotado dos seguintes aspectos fundamentais: menores custos de operação e de frete, menores impactos ambientais, além de menores gastos econômicos e energéticos. " Teremos um aumento de 38% na eficiência do campo energético, uma redução de 41% no consumo de combustíveis, uma redução de 32% na emissão de CO2, uma redução de 39% na emissão de MOX", explicou.
Por fim, Passos defendeu que a expansão ferroviária permitirá uma mudança na fisionomia da logística do país. A integração de modos de transporte permitirá o escoamento da produção em direção aos grandes portos brasileiros para exportação. "É com a construção de grandes ferrovias que nós vamos tirar a soja do Maranhão, do sudoeste do Piauí, do oeste baiano.
É dessa forma que nós vamos atender adequadamente o Centro-oeste brasileiro, vamos tirar a produção de grãos do Mato Grosso do Sul", prevê o Ministro.

Nenhum comentário: