Dois viadutos são liberados na Rótula do Abacaxi
Os motoristas que circulam pela região da Rótula do Abacaxi tiveram uma agradável surpresa na manhã desta segunda-feira. Dois dos cinco viadutos que compõem o Complexo da Nova Rótula estão em pleno funcionamento. Um deles faz a ligação Iguatemi/Retiro e o outro permite o tráfego no sentido contrário, Retiro/Iguatemi.
O Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, sobrevoou este trecho da obra, na manhã do último sábado, e constatou que, apesar das fortes chuvas que castigaram a cidade, o trabalho na Rótula do Abacaxi segue em ritmo acelerado. A liberação dos dois elevados, somada a outras intervenções já implementadas no sistema viário passam a refletir de forma positiva no tráfego da Rótula do Abacaxi e outras regiões da cidade.
O motorista que se dirigir do Retiro e Pau Miúdo com destino ao Iguatemi ou Paralela (e sentido contrário) vai contar com duas faixas de cada um dos viadutos, sem retenções de sinaleiras ou outras interferências. A região do miolo da Rótula do Abacaxi ficará liberada para a circulação entre o Cabula e a Avenida Heitor Dias. O viaduto que liga o Retiro ao Iguatemi tem 345 metros de extensão, o outro que faz o sentido contrário, mede 336 metros, sendo que os dois têm a mesma largura de 8,80 metros cada.
Os outros três elevados, que estão em fase de finalização, ligam a BR-324 à Avenida Heitor Dias, a Avenida Heitor Dias ao Cabula e à BR-324 e, finalmente, o Cabula/Rótula do Abacaxi à Avenida Heitor Dias.
Haverá ainda um sexto viaduto que ligará o Cabula à BR-324. A conclusão do restante da obra na região da Rótula está prevista para setembro deste ano. Mais de 40 mil veículos trafegam pela Rótula do Abacaxi, diariamente.
A relevância da obra é ainda mais evidente a partir de estudos de tráfego realizados pela CONDER. A pesquisa apontou a estimativa de circulação de 62 mil veículos, que passarão a utilizar as dez faixas da nova via quando do término final do Projeto, das quais seis urbanas e quatro exclusivas para cargas.
O ministro e sua comitiva se reuniram com representantes do Governo do Estado: a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro e o presidente da CONDER, Milton Villas-Bôas para uma avaliação das atividades da principal obra do PAC na Bahia. “A população baiana percebe o ritmo acelerado das atividades nesta região e o esforço conjunto para o término dos serviços que logo serão traduzidos em benefícios, como conforto e bem-estar à comunidade”, afirmou o ministro.
As duas primeiras frentes de trabalho do projeto (BR-324/Cabula e Rótula do Abacaxi) representam 54% do total. O investimento nessas duas primeiras etapas é de R$ 108 milhões, dos R$ 273 milhões disponibilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para a execução da obra.
Na Frente I (Cabula/BR-324) acontecem as obras de finalização do viaduto que vai interligar o Cabula à Rotula, cuja superestrutura metálica já foi lançada sobre a BR-324.
Fonte:CONDER
Nenhum comentário:
Postar um comentário