quinta-feira, 1 de julho de 2010


NOTÍCIAS - Desenvolvimento

Brumado ganha SAC e SAMU e Guanambi é beneficiada com saneamento
O governador Jaques Wagner inaugurou, na manhã desta quinta-feira (1º), em Brumado, a 654 quilômetros de Salvador, uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Serviço Móvel de Urgência Regional (Samu 192).
Com capacidade para realizar 13 mil atendimentos por mês (650 por dia), o posto do SAC foi implantado num espaço com cerca de 340 metros quadrados, no Shopping Áppio, centro da cidade.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A população de Brumado e região poderá retirar carteiras de identidade e de trabalho, CPF e antecedentes criminais, e terá acesso aos serviços de seguro-desemprego, intermediação de trabalho, do Planserv e da Previdência Estadual.
"Estamos mudando a realidade da rede SAC em todo o estado e esta nova agência de Brumado é o exemplo disso.
Antes, a distância entre um SAC e outro era muito grande, o que dificultava a retirada de documentos importantes por parte da população, inclusive aqueles necessários para inclusão no Bolsa Família", afirmou o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório.
A dona de casa e moradora de Brumado, Maria de Lourdes, assiste com satisfação a inauguração do posto SAC. "É sempre bom acompanhar a chegada de obras importantes na nossa cidade. Vou aproveitar para tirar uma nova identidade, já que a minha é muito antiga".
SAMU
A sede da Central de Regulação do Samu em Brumado cobrirá ainda outros 20 municípios, totalizando 397 mil pessoas beneficiadas. Todas as cidades já receberam as ambulâncias de suporte básico e quatros delas também serão contempladas com unidades de suporte avançado, que atenderão os outros municípios quando necessário.
Guanambi
Em Guanambi, o governador inaugurou a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Para ampliá-lo, foram implantados 116,3 mil metros de rede coletora, 7.856 interceptores, cinco estações elevatórias, 6.608 metros de linha de recalque, uma estação de tratamento, 8,5 mil ligações intradomiciliares e 354 metros de emissário. A obra vai beneficiar 32,5 mil habitantes e tem investimento de quase R$ 37 milhões, proveniente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e do PAC Saneamento.
"Essa obra vai viabilizar 60% das ligações da sede.
Agora estamos buscando, via PAC 2, recursos para os outros 40% que faltam. Vale ressaltar que esta obra já está calculada para suportar 100% da rede, o que significa que nas próximas etapas, o custo não será alto", disse o governador, que lembrou ainda que a Bahia bateu o recorde em investimentos em água e saneamento, com cerca de R$ 3 bilhões, a maioria através do Água para Todos.
Na ocasião, também foram entregues 12 ambulâncias para as cidades de Guanambi, Urandi, Caetité, Umburanas, entre outros.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá, blogueiro!
O SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento – UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso. Toda UPA 24h tem consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia, além de laboratórios e salas de raios-X. Também conta com leitos de observação para crianças e adultos, com o objetivo de estabilizar pacientes mais graves até serem levados a um hospital.

Mais informações: comunicacao@saude.gov.br

Obrigada,
Ministério da Saúde