sábado, 5 de junho de 2010

Fórum nacional de secretários debate potencialização dos esportes
Potencialização dos esportes e seus atletas medalhistas nos estados, com vista à preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e o fortalecimento das estruturas locais, considerando as diversidades e especificidades de seus atletas.
Esses foram os assuntos discutidos na Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer realizada, nesta quarta-feira (2), em Brasília.
O secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Nilton Vasconcelos, presente à reunião, disse que não se pode preparar um atleta olímpico sem ter uma estrutura adequada. “O estado da Bahia tem se destacado no boxe e em esportes aquáticos. O governo já investiu R$ 5 milhões na preparação de atletas dessas modalidades”.
Também participaram da reunião, o secretário nacional de Alto-Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Laser, o diretor de Alto-Rendimento do Ministério do Esporte, Marco Aurélio Klein, e o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, Rogério Romero, além de gestores estaduais de todo o país.
III Conferência -
Ainda em Brasília, a Bahia encaminha para a III Conferência Nacional do Esporte, que começa na quinta-feira (3) e termina domingo (6), as suas propostas de políticas públicas para construção do ‘Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos que vai projetar o Brasil entre os 10 mais’.
Entre as sugestões destacam-se o apoio à criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, por meio do envio de um projeto ao Congresso Nacional, a obrigatoriedade de se destinar 2% dos orçamentos nacional, estadual e municipal para o esporte e o lazer, e as garantias trabalhistas para atletas, treinadores e preparadores do futebol, com lastro na Agenda do Trabalho Decente.
Caberá ao coordenador estadual de Esporte, Marcos Pimentel, encaminhar as propostas formuladas por gestores, profissionais, técnicos, atletas e dirigentes esportivos, durante as 21 conferências municipais, cinco regionais e uma estadual.
Fonte:SETRE

Nenhum comentário: