sábado, 19 de junho de 2010

Duplicação da rodovia de Ilhéus a Itabuna

Obras importantes tem que acontecer na região, embora todas pessoas inteligentes sabem que a âncora dos empreendimentos é o Complexo Intermodal, constituído de :
Aeroporto internacional que tem em seu projeto básico a construção de duas pistas de 3 mil metros cada uma, por 45 metros de largura, estação de passageiros e todos equipamentos inerentes a uma obra do porte que está sendo planejada.
É do conhecimento de todos que a Infraero pretende inicialmente construir uma pista, com 2 km de extensão, para posterior ampliação levando a 3 km conforme projeto funcional existente.;
Ferrovia Oeste/Leste que ligará em sua primeira etapa Ilhéus a Caetité e dai a Barreiras e com uma segunda etapa chegando a Figueirópolis em Tocantins, dai interligando com a Ferrovia Norte/Sul, a qual estará ligada a mais de 5.000 km de ferrovias privadas;
Porto Sul, em Ilhéus que será o mais moderno do país, com parte público e outra privada a ser utilizada pela Bamin.
Entretanto o foco deste comentário é a Duplicação da BR 415 ou rodovia de Ilhéus a Itabuna, que segundo "Bahia Oportunidades", editado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, será uma obra que terá inicio no 2º semestre de 2010,com investimentos feitos pelo PAC, pelo que dou a seguir alguns dados da Rodovia:
Projeto ; Extensão de 23,3 Km, com a criação de uma via exclusiva para transportes de carga, com nova pista do Banco da Vitoria até o posto Basetur, trecho esse com 16 km, a margem direita do Rio Cachoeira; um semianel viário ao sudeste de Itabuna e uma nova via fora da Via urbana que vai até a BR-101, daí até Ferradas, a Br- 415 volta a ser duplicada em mais 7,3 km. Custo Estimado de R$150 milhões.
Entretanto em minha conceituação faltou tratar do assunto inerente ao semianel rodoviário em Ilhéus, exatamente partindo do Banco da Vitoria, com acesso para o Distrito Industrial, novo Aeroporto, Ferrovia Oeste/Leste e Porto Sul, além de acessos ao porto do Malhado e ao Pontal.
É evidente que diante do projeto teriam que ser construídas pontes e viadutos, interligando as duas estradas, a atual e aquela a ser construída na outra margem do Rio Cachoeira, principalmente em trechos próximos ao Posto Rodoviário, Uesc e Salobrinho e isso talvez pela forma sucinta como foi inserida a matéria não foi mencionada.
Na qualidade de ser defensor dos mandatários atuais do Brasil e da Bahia, ser defensor das coisas do interesse principalmente de Ilhéus, da região e de Salvador, aproveito esse comentário para solicitar a quem de direito que leve ao conhecimento público sobre o projeto no seu todo para que possamos ter as condições de abranger todos os investimentos que virão para a região, como por exemplo a Siderurgia, sem contratempos, pois para isso já nos basta o pessoal do gueto do atraso e personas non gratas aos municípios da região.

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